Estudo dirigido do Pinon
Por: Lucas Rodrigues Dias • 19/2/2016 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
2- Analise o trecho abaixo do texto “Urbanização e Classes Sociais”, de Paul Singer.
“A aglomeração urbana permite uma expansão imensa da divisão do trabalho (...) Mas a expansão da divisão de trabalho intra-urbana, ensejada pelo crescimento da cidade, se desdobra, a partir de certo momento, na constituição de uma divisão de trabalho entre os diferentes núcleos urbanos.”
Neste momento, a cidade se complexifica com a entrada de mercadores que oferecem diferentes produtos e trocam por parte do excedente produzido no campo que é repassado para a cidade. Este comércio fomenta a elevação da produção no campo e incrementa as transações que ocorrem na cidade. Estas transações redefinem o papel da cidade e ajudam a inaugurar a divisão social do trabalho, surgem então novas classes de produtores urbanos e de dominantes que acumulam valores de troca, dessa forma fazendo com que a cidade se dinamize. Esta divisão de trabalho entre os diferentes núcleos urbanos é possibilitada pelo avanço das técnicas (metalurgia, cerâmica, vidraria, etc) e pelos avanços em relação a mobilidade de pessoas e produtos, o que faz com que as cidades criem elos e dinamizem os mercados através de trocas de diversos produtos.
3- Analise a afirmação abaixo:
“A cidade na urbanização capitalista se caracteriza por ser uma aglomeração urbana imersa em uma sociedade agrária que drena o excedente econômico do campo, ao passo que a cidade sob o capitalismo se tornou o lugar primordial da produção e do capital que passa a comandar a economia em sua totalidade”.
A cidade que surge em meio a uma sociedade agrária e que drena o excedente do campo é transitada para uma cidade urbana que produz o seu próprio sustento. No primeiro momento, esta cidade surge como arrecadador de excedente do campo e dinamizador de trocas comerciais, que estimulam a maior produção no campo. A descoberta e evolução das técnicas faz com que a cidade, já aglomerada, possa produzir riquezas e não mais depender apenas do que o campo fornecia. A indústria permitiu a cidade a tomar a centralidade de todos os aspectos da vida, modificando hábitos, ordenando o espaço urbano, fortificando as lutas de classes e subordinando ainda mais o campo como fornecedor de insumos básicos.
4- A partir do texto de Leonardo Benevolo, “A formação da cidade industrial”, exponha em que aspectos a cidade industrial transformou a vida urbana das cidades.
A cidade industrial mudou radicalmente o modo de vida das pessoas, alterou ciclos diários e transformou a paisagem urbana. Os avanços técnicos permitiram a utilização e aperfeiçoamento de matérias primas e aproximação das fontes com a fábrica. Isto ocorre com a siderurgia que alimentava a indústria mecânica, desta forma houve reordenação do espaço com a fonte de matéria prima estando próxima ao local de sua transformação e uso. Outra mudança seria o inchaço populacional nas cidades, onde milhares de pessoas foram retiradas do meio rural para o trabalho fabril na cidade.
Existia ainda a abundancia de mão de obra, que era o pretexto utilizado pelos empregadores para pagar salários pequenos e descartar os trabalhadores quando estes não serviam mais, como é destacado no texto “os empresários contavam com uma reserva de mão-de-obra sempre abundante e substituível, enquanto os operários, se bem que cruelmente explorados pelos novos patrões”.
A mudança
...