FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Por: Carlos Magno Sousa • 2/7/2019 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Disciplina: introdução a economia
Professor(a):
Aluno (a)
Turma: 2014.1
ref.: resenha critica do texto de david harvey
A minha critica a respeito do texto, se refere a complexidade e a abordagem a amplos fatos, falarei de alguns trechos que mas me chamou a atenção. Tendo uma base em Harley e Hegel que apontou problemas e soluçoes, que até hoje acontecem e podem ser compreendidos ou até resolvidos através destas ideias.
No texto pode se encontrar várias ideias, uma delas as de Max e de Hegel, sobre a dinâmica da problemática econômica, da expanção populacional, industrial, dentro da sociedade, as tranformações internas e externas tendo em vista o imperalismo e colonialismo, tendo uma intensa cortrovérsia.
Segundo o texto o capitalismo cresce em ambientes variados, na adversidade ela se desenvolve no desenvolvimento geográfico desigual. Além das forças que contribuem para concentração e dispersão geográficas na circulação do capital, a relação entre acumulação de miséria, que andam juntas concentrados no espaço, gerando inegavelmente a luta de classes e o conflito entre facções, muitas vezes territorial, no capitalismo.
Essas tensões de circulação, concentração, compromissos e intesses locais e globais colocam pressão nas capacidades capitalistas, gerando novas estruturas de organização, destaca a teoria do ''terceiro recorte'' na teoria da formação da crise que reconheça especificamente a qualidade do espaço como estão definidas nas relações capitalistas de produção e troca, tem que integrar a geografia do desenvolvimento desigual na teoria da crise. Todos esses problemas capitalistas podem gerar desvalorização particular, individual e crises regionais, sendo uma dialética interna.
Bibliografia: Harley, David, 1935 - os limites do capital/ David Harley; tradução de magda lopes. [1. ed.] - São paulo: Boitempo, 2003.
...