FICHAMENTO GEOPOLÍTICA DA AMAZÔNIA
Por: Edione Araújo • 27/1/2017 • Resenha • 823 Palavras (4 Páginas) • 1.871 Visualizações
Universidade Federal do Amapá
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH
Curso de Bacharelado em Geografia
Disciplina: Organização do Espaço Mundial e Brasileiro
Professor: Manoel Osvanil Bezerra Bacelar
Turma: 1-01GEO2015/2
FICHA DE LEITURA
Aluno Data
Edionilde Araujo de Souza 09-01-2017
Referencia Bibliográfica Completa
BERTHA K. BECKER. Geopolítica da Amazônia. USP. Estudos Avançados. 19 (53), 2005.
Objetivo do Autor: Valorizar a Geopolítica como campo importante de discernimento das ações e estratégias dos estados, de forma a entender o importante papel dos diversos atores sociais na estrutura territorial presente nas abordagens da geografia Política.
Conceitos Principais: Amazônia, Geopolítica, Globalização, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas
Estrutura e Linha de Argumentação do Texto: A autora fala da Amazônia como uma região em que as disputas de poder no espaço e nas questões territoriais ocorrem de maneira evidente e em diversas escalas, passando de local para global, o tempo todo. Defende uma idéia de revolução cientifica e de políticas publicas para proteger a floresta e garantir o desenvolvimento dos seus habitantes. Ela sugere que a economia é a solução essencial para a preservação desse rico e cobiçado bioma. Sendo assim, afirma que atribuir valor econômico à floresta é a saída para que seja possível a sua conservação.
O conceito de Geopolítica defendido pela autora trata-se de um campo do conhecimento que analisa as relações entre poder e espaço geográfico. E foi, justamente, através dos fundamentos da geopolítica que a Região Amazônica começou a ser ocupada e povoada, desde o tempo do Brasil Colônia quando Portugal consegue, mesmo que com menos poder econômico que a Espanha, expandir as fronteiras da Amazônia. E isso graças a Geopolítica e as estratégias de controle do território. Hoje a geopolítica atua, sobretudo, por meio do poder de influenciar na tomada de decisão dos estados sobre o uso do território.
A autora aponta diversas mudanças estruturais ocorridas na Amazônia nas ultimas décadas do século XX, dentre elas dá destaque a conectividade regional como um dos elementos mais importantes. Outra mudança importante apontada por ela é a da economia, que passou da exclusividade do extrativismo para a industrialização, tendo como posto avançado a Zona Franca de Manaus.
Para a autora, houve uma ausência histórica de um plano de desenvolvimento da Amazônia, e para solucionar essa ausência, propõe um modelo baseado na organização da base produtiva da mesma de forma a encontrar uma escala adequada de atividades rentáveis que gere emprego e renda para a melhoria da qualidade de vida da população. E a maneira de conseguir isso é proporcionar o bem estar para que essa população proteja a biodiversidade.
...