Fatores responsáveis pela morfogênese das áreas costeiras
Tese: Fatores responsáveis pela morfogênese das áreas costeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhaquino • 2/12/2014 • Tese • 388 Palavras (2 Páginas) • 1.291 Visualizações
Fatores Responsáveis pela Morfogênese Litorânea
Climáticos:
O fator climático é importante porque controla a meteorização dos afloramentos rochosos, que sofrem a ação dos processos físicos, químicos e biológicos, relacionados as condições subaéreas e a proximidade do mar. Conforme tais processos, as rochas são fragmentadas ou decompostas, repercutindo na qualidade e granulométrica dos materiais a serem fornecidos ao remanejamento marinho.
Mesmo que intemperismo, que é o processo de decomposição de desintegração das rochas e dos solos, por ação de processos químicos, físicos e biológicos.
Ação dos ventos – Assume função importante na edificação de dunas costeiras e por gerar as ondas e correntes que juntamente com as marés, estabelecem o padrão de circulação das zonas litorâneas.
Agentes marinhos que moldam os ambientes costeiros
Características geomorfológicas dos ambientes costeiros
Como dito anteriormente, as características geomorfológicas dos ambientes costeiros são profundamente influenciadas pelos agentes marinhos, que moldam estes ambientes.
As características geomorfológicas são resultados de processos de posicionais e erosivos dos seguintes agentes
CORRENTES DE MARÉ
ONDAS – NORMAIS E TEMPESTADES
CORRENTES LITORÂNEAS
AÇÃO ANTRÓPICA
Correntes de maré
Conceito de maré: São produtos da flutuação periódica do nível de água em função do movimento de rotação da terra, combinando ao efeito gravitacional causado pela atração da lua e secundariamente do sol.
Quando a posição da terra está alinhada á lua serão marés altas. Posições contrárias correspondem a marés baixas. Estas mudanças ocorrem a cada 6 horas, portanto, em 1 dia o nível das águas sobem e descem duas vezes cada.
Na lua nova e lua cheia, as duas forças se somam e produzem as marés mais baixas. Na lua quarto crescente ou minguante os efeitos da maré são atenuados.
Fonte: Foto de Michael Marten, disponível em http://fhox.com.br/
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/
Ondas Normais
Também conhecidas como ondas de vento de gravitacionais, representam as rugosidades formadas na superfície da água devida á ação do vento. Á medida que o vento sopra, sua energia é transferida para a superfície da água, que então se desloca para baixo e para cima, em razão das pequenas variações da pressão do ar.
Rugosidades formadas na superfície da água devido à ação do vento.
• Ambientes profundos – movimento do tipo orbital, partículas permanecem no mesmo local.
• Próximo à costa– movimento distorcido, e dissipado, em função do atrito com o fundo. (quebra de onda)
...