Fichamento
Por: Crislaine Almeida • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
ATIVIDADE
1 - Tendo como referencial o texto de Sá (1986)explicite a importância da questão do estado e os pressupostos básicos dos conceitos marxistas e não marxista de estado.
Importância do estado, sua organização como é executado, processos e os métodos no centro político e no debate ideológico.
Os governantes são visto como representante ao serviço do povo interesse publico, porem de fato os serviços é direcionado a uma pequena minoria, Interesse publico.
Existem opiniões linhas divergentes sobre estado, cada país possui interesse e materiais diferentes.
O estado pode beneficiar toda a sociedade, tribunal pode tomar decisão, porem o estado segue grupos sociais, classe, uma camada social. Os grupos começam a defender e tomar interesses exclusivamente no plano econômico.
A teoria do estado surge para permitir, conhecer realidade, através conjunto de conceitos e idéias, porem vai alem da compreensão do estado e da vida política diretamente ou indiretamente, contribui para ações e praticas.
A proposta marxista é teoria que rompe as tradições naturais do estado. O estado deixa de ser encarado como comunidade mística, identificada como a própria coletividade ou povo organizado, às vezes possui pensamento religioso, outras vezes idéia ideológica, moral e objetiva.
O estado para de ser visto como ato perfeito, comum em todas as sociedades, passa ser revisto como um processo de idéias e junção histórica, isso se deu com chegada do desenvolvimento.
Resumindo, a teoria marxista acentua que o poder político exercido através do estado, nem sempre existiu, porem é um produto da própria historia social, e condicional, em ultima instância pela base econômica da sociedade.
Proposta não marxista, o estado passa ser classificado como coletividade, politicamente organizada em certos territórios. Seus elementos são coletividade, comunidade, poder político e o território.
O conceito de povo e jurídico, conceito de população e demográfico.
2 – A partir de Milton Santos (1987), discorra acerca do Brasil como pais subdesenvolvimento industrializado. Destaque:
O conceito histórico, maioria dos países subdesenvolvidos fracassaram seus esforços de industrialização. Esse processo se iniciou muito tarde, passaram por momentos desfavoráveis na historia.
Porem alguns países subdesenvolvidos como o Brasil, Argentina, México e Índia, conseguiu condições necessárias para processo Industrialização, fins do século XIX e começo século XX, período foi chamado de países subdesenvolvidos Industrializado.
Processo tem inicio quando as Indústrias começam a ser instalada com tecnologia superior, maquinas que já havia sendo usada em países industrializados.
A Industrialização passou a substituir a importação, assim satisfazendo as necessidades do consumo domestico porem, dependia do mercado nacional, nas necessitava da
...