Geografia Agraria
Por: Geo Licenciatura • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
[pic 1] [pic 2][pic 3]
CURSO: Geografia (Bacharelado / Licenciatura)
DISCIPLINA: Geografia Agrária
DOCENTE: Ana Rute do Vale
TURMA: 4º período
GRUPO:
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
ATIVIDADE 1 – Interpretação do texto “Particularidades da agricultura no desenvolvimento contemporâneo” (Ricardo Abramovay)
- Explique por que, para o autor, a existência da agricultura familiar é um paradoxo básico da questão agrária?
- Que comparação o autor faz entre agricultura e indústria e a que conclusão ele chega?
- Para o autor, o agricultor é um trabalhador para a agroindústria ou não? E para o grupo?
- Em que se baseia o autor para afirmar que a agricultura tem um papel decisivo no rebaixamento do custo da reprodução da força de trabalho?
- Faça uma análise sobre as particularidades da agricultura contemporânea apresentada pelo autor (não cite apenas).
- Explique como se dá a relação capitalismo e natureza na agricultura, segundo o autor?
- Quando afirma que é difícil compreender a relação eficiência econômica e tamanho da exploração agrícola, a que conclusão o autor chega?
- O autor questiona a veracidade sobre as críticas a respeito da Revolução Verde. Que argumentos utiliza? O grupo concorda com as posições dele? Justifique.
Entrega e discussão: 22/09/2015.
7) O autor afirma que é difícil compreender a relação entre eficiência econômica e o tamanho da exploração da agricultura porque na conclusão do autor a relação entre ambas é totalmente diferente daquela observada na indústria, ao menos num sentido: se em alguns casos, o aumento da área cultivada pode levar a redução dos custos, isso não significa que estes estabelecimentos maiores e mais eficientes se baseiam em trabalho assalariado, sendo assim é linear a relação entre aumento de tamanho e diminuição dos custos. Portanto nem sempre é possível generalizar a situação em que o aumento do tamanho do estabelecimento signifique ampliação de sua eficiência, vale lembrar que estes estabelecimentos grandes, na sua maioria contam com mão de obra familiar.
Assim o aumento da produtividade dos fatores de produção gera um adicional de renda para o produtor e para o consumidor, pois eleva o nível de produção do produto, aumentando a oferta e reduzindo seu preço de mercado. Assim também ocorre a redução dos custos de produção, o que, no primeiro momento, eleva a renda do produtor e, a partir daí, pode resultar em diminuição do preço de mercado, beneficiando os consumidores.
...