Geografia Mato Grosso Do Sul
Exames: Geografia Mato Grosso Do Sul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rennanlima • 13/10/2013 • 586 Palavras (3 Páginas) • 620 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal relatar a história de nosso estado e algumas características geográficas e econômicas, onde, tentaremos mostrar, com as melhores das intenções possíveis o seu processo de formação, e para que por meio da pesquisa possamos engrandecer o nosso conhecimento.
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul possui muitas ondulações, solo arenoso e vegetação transformada, podendo esta ser observada através das pastagens, fruto dessas transformações.
No km 12, da BR-163, percebe-se que o Rio Botas já não possui mata ciliar e, há muito tempo, está sendo dragado para retirada de areia para construções.
Pelos estudos realizados anteriores, chega-se à conclusão que um rio assoreado leva cerca de 40 (quarenta) anos para se recuperar, começando pela recuperação de sua mata ciliar, que dá proteção ao rio para, em seguida, passa a escavar novamente seu leito, voltando às suas características anteriores.
Prosseguindo na BR-163, a equipe passa pelo CINDACTA II - sistema de tráfego aéreo controlado pelo Ministério da Aeronáutica.
No km 38, na entrada da cidade de Jaraguari, há um acampamento dos sem-terras.
No km 61, devido ao encontro do nível topográfico (solo e relevo) com o nível hidrográfico (lençóis freáticos) formam-se lagoas.
RECURSOS HIDRELÉTRICOS
A segunda parada foi na Fazenda Bela Miragem, onde foram plantadas mais de 60 mil árvores a partir de um Projeto de Reflorestamento que teve início em 1989, composto não só de árvores nativas, mas também de árvores exóticas, visando recompor a mata ciliar a qual se encontrava totalmente destruída. As árvores que foram destruídas agora são selecionadas pela natureza num processo de seleção natural, mantendo-se porém, intactas, as árvores nativas próprias do cerrado.
Foi possível observar, também, um dos afluentes do Rio Coxim, o Rio da Pedra através de uma ponte construída sobre ele.
Na sua história, São Gabriel do Oeste teve início pelas mãos de Gabriel Abrão e Balduíno Maffissoni, responsáveis pela formação do município.
Eles fizeram um consórcio para a construção de uma usina hidrelétrica particular que até o ano de 1979 fornecia energia para a cidade, porém com o passar dos anos a usina já não comportava tantas casas, pois o município se desenvolvia muito depressa e precisava cada vez mais de energia. Assim, a usina passou a fornecer energia apenas para a fazenda onde o consumo era compatível com a produção de energia da época. Com o passar do tempo, a usina foi transferida para a Enersul, que anteriormente fornecia energia termoelétrica sendo, contudo,devolvida aos fazendeiros e agora produz energia apenas para a Fazenda Bela Miragem. A fazenda conta com 4 pivôs centrais para irrigação das plantações e cada um desses possui um potencial para irrigação de 117 hectares, num total de 250 kw de energia fornecida.
A CACHOEIRA E A VOÇOROCA
Cachoeira
...