TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos ambientais causados pela mineração

Ao analisar o ambiente natural da região norte de minas se tem conhecimento  dos problemas ambientais que estão devastando a região.

A região norte mineira é uma região conhecida no país pela sua rica cultura mas carente economicamente, a região que é caracterizado por ser uma região muito seca com pouca incidência de chuvas durante o ano e por biomas como a Caatinga o Cerrado e um pedaço de Mata Atlântica vem sofrendo com os impactos ambientais que vem ocorrendo.

Os principais e mais preocupantes são decorrentes da ação mineradora que é muito presente nessa região, a região se sustenta economicamente muito por causa das mineradoras ali presentes, mesmo sendo importante no ponto de vista econômico para a região, os impactos ambientais causados pela ação das mineradoras é grave e gera muita preocupação em toda região.

A ação mineradora vem causando grandes impactos ambientais como abertura de grandes crateras para a extração mineral, alteração no relevo destruição da cobertura vegetal e causando grandes erosões além do mais grave que é a poluição do solo e principalmente hídrica.

Desenvolvimento

Dentre os impactos ambientais já citados o que causa maior preocupação, sem duvida é a poluição hídrica, pois a região é dependente dos recursos hídricos oferecidos por seus rios.

Os rios da região vem sendo envenenados pela ação mineradora na região muito por conta dos garimpos ilegais que são inúmeros na região e que jogam os seus resíduos químicos de forma ilegal no leito dos rios. Existem outros fatores que contribuem para a poluição dos rios da região que são por exemplo: o lançamento de esgoto e lixo que infelizmente são praticas comuns na região como a extração de areia desses rios que vem acontecendo e estão causando o assoreamento dos rios.

Para se ter noção do quão grave é o problema, vejamos uma levantamento feito pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) de 2011 no vale do Jequitinhonha no norte de minas efeito com base nos dados colhidos no rio Jequitinhonha , que mostra o Índice de Qualidade das Águas (IQA) bom do Jequitinhonha caiu de 50% para 42% desde o ano anterior, enquanto o médio subiu de 40% para 49%. As amostras ruins passaram de 10% para 8% e o índice muito ruim, inexistente em 2010, passou a marcar 1%. Os fatores que mais contribuíram para os índices foram o lançamento de esgoto e produtos tóxicos de garimpos e o mau uso do solo.

Apesar de existirem normas ambientais para a realização das atividades mineiras, como foi estabelecido pela União em 1981, por meio da Lei 6.938 – Política Nacional de Meio Ambiente. O artigo 10 estabeleceu que “A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento de órgão estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, em caráter supletivo, sem prejuízo de outras licenças exigíveis.” Essa lei muitas vezes não é cumprida, por isso é comum na região norte de minas os garimpos ilegais que não cumprem com tal lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com