Gestão Ambiental
Monografias: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helena.guedes • 23/10/2014 • 871 Palavras (4 Páginas) • 2.520 Visualizações
Tarefa 3 de Gestão ambiental
A partir da Figura 4 (p. 36) e da reflexão a seguir - Como você interpreta o ditado indígena: “Não herdamos a terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos”?, que você elabore um texto que aborde a relação desta afirmação com o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, do aqui e agora, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
O desenvolvimento sustentável contém dois conceitos fundamentais: o conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades humanas básicas que devem receber a máxima prioridade; e a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.
Em seu sentido mais amplo, a estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza.
No contexto específico das crises do desenvolvimento e do meio ambiente surgidas nos anos 80 a busca do desenvolvimento sustentável requer várias coisas, dentre elas: um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório do país; um sistema econômico capaz de gerar excedentes e suporte técnico confiáveis; um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não- equilibrado; um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento; um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções; um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comércio e financiamento; um sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se.
Quando compreendermos a máxima dessa frase “não herdamos a terra de nossos pais, mas, a pegamos de empréstimo de nossos filhos”, conseguiremos nos apropriar do conceito básico de sustentabilidade e procuraremos preencher as lacunas econômicas, sociais, ambientais e politicas, além dos direitos humanos, direito a um meio ambiente limpo, seguro, aceitando que o que os frutos que plantarmos hoje, serão colhidos pelos nossos descendentes: filhos, netos...
Precisamos nos emponderar, além de nos encorajarmos na participação do desenvolvimento e das decisões ambientais. O motivo que há por trás disto é que as pessoas vivem numa determinada localidade, sofrendo os impactos do desenvolvimento em seu nicho, sendo, muitas vezes, as mais hábeis para antecipar impactos negativos.
A um intenso debate em torno da necessidade ou não do empoderamento, mas muitos apontam que a melhoria da capacidade de obter vantagens sobre o conhecimento e entendimento local é resultado direto desta passagem de responsabilidade para os governos. Todavia, é preciso cautela, pois muitos problemas ambientais são fruto de decisões desconexas tomadas por uma variedade de pessoas em diferentes lugares.
Tarefa 3 de Gestão ambiental
A partir da Figura 4 (p. 36) e da reflexão a seguir - Como você interpreta o ditado indígena: “Não herdamos a terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos”?, que você elabore um texto que aborde a relação desta afirmação com o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, do aqui e agora, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias
...