HISTÓRIA DAS LEIS AFRO-BRASILEIRA NO BRASIL
Por: djalbuquerque • 27/1/2018 • Projeto de pesquisa • 7.712 Palavras (31 Páginas) • 294 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
DJANIRA CORREIA ALBUQUERQUE
HISTÓRIA DAS LEIS AFRO-BRASILEIRA NO BRAISL
COLNIZA-MT
2017
DJANIRA CORREIA ALBUQUERQUE
HISTÓRIA DAS LEIS AFRO-DESCENDENTES NO BRASIL
Trabalho de Conclusão de curso para obtenção
do titulo de graduação em História apresentado
a Universidade Paulista – UNIP e orientadores.
COLNIZA-MT
2017
DJANIRA CORREIA ALBUQUERQUE
HISTÓRIA DAS LEIS AFRO-DESCENDENTES NO BRASIL
Trabalho de Conclusão de Curso como parte
do exigido para obtenção do titulo de
graduação em História apresentado á
Universidade Paulista – UNIP.
Aprovado em:
BANCA EXMINADORA:
____________________________/___/____
Professor (a)
Universidade Paulista – UNIP
____________________________/___/____
Professor (a)
Universidade Paulista – UNIP
____________________________/___/____
Professor (a)
Universidade Paulista – UNIP
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho para Deus a toda minha família e amigos que sempre estiveram presentes em minha vida me dando amor, carinho e força e tudo o que um ser humano precisa para alcançar aquilo que vale apena na vida.
AGRADECIMENTOS
Quero agradecer primeiramente a Deus, pois sem ele eu nada seria, foi ele quem me deu forças para chegar até aqui nesta fase tão importante da minha vida, e é ele quem continuará me dando forças enquanto eu viver.
Agradeço aos meus pais porque hoje sou o que sou graças ao exemplo que eles foram a minha vida, eles nunca deixaram que eu desistisse dos meus sonhos, foram ele que me mostraram que eu sou capaz de tudo, basta que eu queira.
Agradeço também ao meu marido Joacir que sempre esteve ao meu lado me ajudando a passar as crises econômicas, emocionais e físicas, por muitas vezes pensei em desistir, mas meu esposo sempre me animava dizendo que eu era capaz.
Agradeço também aos meus dois filhos, que tanto amo, pois é para eles que eu busco ser alguém melhor... São meus filhos que me motivam a correr mais e mais atrás dos meus sonhos, para que assim quando eu já não estiver mais neste mundo eles saibam qual caminho eles devem seguir.
Agradeço também aos amigos que tanto me apoiaram nas minhas escolhas, e que por muitas vezes me ajudaram quando eu mais precisava.
Aos meus queridos professores e orientadores o meu muito obrigado, pois se hoje estou nesta fase do curso é graças a cada um deles também.
“A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço paras ser protegida e do lado do coração para ser amada”.
(MAOMÉ)
RESUMO
Nos dias atuais a questão da escravidão no inicio da colonização do Brasil ainda traz muita dor nas suas histórias, pois é difícil acreditar que um ser humano fora capaz de tratar o seu semelhante pior do que um animal. Os africanos eram tirados a forças de suas terras na África para serem jogados em navios negreiros superlotados, com condições desumanas de vida, e quando sobreviviam eram comercializados como animais. Os negros trazidos para trabalho escravo são grandes guerreiros e é graças a eles que seus descendentes hoje gozam dos privilégios que eles através de tantas lutas e mortes conquistaram, mas o mais assustador é que mesmo em pleno século XXI ainda tem pessoas que julgam as outras simplesmente pela cor da pele, como se isso fosse normal, e é onde vemos que mesmo com o passar dos anos ainda existem pessoas que não mudaram e não respeitam o próximo simplesmente pela cor da pele. Os afrodescendentes de hoje devem se orgulhar de suas raízes, pois é graças aos seus ancestrais que hoje eles gozam de varias melhorias conquistadas há muitos anos atrás. Cada lei adquirida ao decorrer dos anos a favor dos escravos vinha garantindo que os mesmos hoje pudessem gozar dos mesmos direitos dos brancos.
...