Impacto Ambiental Regional
Por: Ana Zaca • 14/11/2021 • Monografia • 620 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Impacto ambiental regional
Introdução
A produção mineral gera um grande número de detritos. Estes resíduos são acumulados em barragens que estão sujeitas a rompimentos, provocando grandes consequências ambientais. Os impactos ambientais provocados pelo rompimento das barragens vão muito além daqueles visíveis. Ao se analisar os impactos ambientais de rompimentos de barragens pode se tomar como base para um estudo de caso o rompimento da barragem que ocorreu no município de Mariana em 2015.
Com o rompimento da barragem o rejeito percorreu mais de 800km saindo do interior de Minas Gerais e passando pelo Espirito Santo onde atingiu a bacia do Rio Doce até ser despejado no mar.
Figura 1- Caminho percorrido pelos rejeitos
[pic 1]
Retirada do site www.blogdouo.blogspot.com
Durante todo esse percurso a lama foi causando enormes danos ao meio ambiente, foram 62 milhões de metros cúbicos de rejeito contendo oxido de ferro, água e lama. A mistura é toxica por conter uma grande quantidade de mercúrio, ao entrar em contato com o meio ambiente produziu diversos danos como:
Infertilidade do solo
A lama que encobriu o solo secou e a área por ela afetada ficou com uma camada grossa como um concreto sobre o solo; como não possui matéria orgânica, dificilmente, haverá instalação de plantas. Além disso, nada poderá ser construído em cima dessa área, pois o processo de secagem completa do solo levara anos.
Morte de milhares de peixes
Os rejeitos atingiram diversos curso de rio que desaguam no rio Doce, que desemboca no oceano Atlântico. Além da morte dos peixes devido à falta de O2 dissolvido na água e pela impregnação de material particulado muito fino em suas brânquias, diversos organismos morreram
Alteração nos rios
Os rios foram alterados pela quantidade de lama com rejeitos de mineração causando alteração em seu curso, nascentes soterradas, devastação das matas ciliares e assoreamento dos rios com o depósito de material particulado no leito dos rios.
Morte da vegetação
A vegetação também sofreu com os rejeitos que arrastaram e destruíram toda a vegetação que estava no caminho percorrido ate chegar ao mar. Boa parte da mata ciliar morreu, o mineiro de ferro modificou o pH do solo causando uma destruição química e impossibilitando que uma vegetação nova cresça
Impactos nos ecossistemas marinho
A lama contendo rejeitos causou um desequilíbrio nos ecossistemas marinhos, atingiu corais, micro organismos e a reprodução dos mesmos com a poluição de áreas de mangues, importantes locais de procriação de diversas espécies de animais.
Ações mitigadoras
Ao tomar como base o estudo de caso do rompimento de barragens pode se perceber que tal acontecimento geram danos ambientais gigantes e de difícil recuperação por afetarem de forma tão severa e diversa o meio ambiente. É importante frisar que alguns impactos causados pelo rompimento de barragens são irreversíveis e permanente.
Diversas ações podem ser executadas para minimizar o impacto ambiental causado por rompimento de barragem como a recuperação da mata ciliar para a melhora da qualidade da água dos rios atingidos pela lama, estacoes de tratamentos de resíduos nos rios afetados pela lama afim de tirar as substancias toxicas que ultrapassam a quantidade máxima permitida para a ingestão. Revegetação das áreas devastadas, a lama altera o pH do solo causando assim um desequilíbrio e uma não reflorestação natural, portanto é necessária uma intervenção humana para mitigar esse dano.
...