Industrialização no Brasil
Resenha: Industrialização no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miguelrfb • 19/3/2014 • Resenha • 224 Palavras (1 Páginas) • 444 Visualizações
ntrodução
O Brasil foi um dos países mais atrasados em relação à industrialização, pois esse processo começou na Europa e veio pra cá quase um século depois.
Antes da industrialização, o Brasil era apenas fonte de matérias-primas para outros países e consumia apenas o que era feito por eles.
A industrialização foi muito bem investida no Brasil e mudou muito a economia brasileira.
Veremos agora um período importantíssimo da industrialização brasileira. Suas fases, quem contribuiu para esse período e como.
Industrialização no Brasil
de 1968 a 1985
Entre 1968 e 1973, período conhecido como "milagre econômico", a economia brasileira desenvolveu-se em ritmo acelerado. Esse ritmo de crescimento foi sustentado por grandes investimentos governamentais que promoveram grande expansão na oferta de alguns serviços prestados por empresas estatais, como energia e comunicações. No entanto, várias obras tinham necessidade, rentabilidade ou eficiência questionável, como as rodovias Transamazônicas e a Perimetral Norte e o acordo nuclear entre Brasil e Alemanha. O setor de comunicações também foi beneficiado nesse período. Os investimentos foram feitos graças à grande captação de recursos no exterior, o que elevou a dívida externa, pois boa parte desse capital foi investida em setores não rentáveis da economia.
Outro aspecto importante na questão do crescimento econômico no período militar foi o dos investimentos externos. O capital estrangeiro penetrou em vários setores da economia, principalmente na extração de minerais metálicos (projeto Carajás, Trombetas
...