Intrumentalização lixo eletrônico
Por: Rafael Carvalho • 8/4/2015 • Ensaio • 1.881 Palavras (8 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
Diogo Gonzaga Moreira
Edeilson Martins
José Lucas Carneiro Chaves
Lennon Pinheiro de Mattos
Lunara Thaís Alves de Bastos
Rafael Carvalho de Aguiar
IMPACTOS QUE INFEREM AO REAPROVEITAMENTO DO E-LIXO E A CONSTATAÇÃO DE SUA IMPORTÂNCIA
PALMAS
2015
Diogo Gonzaga Moreira
Edeilson Martins
José Lucas Carneiro Chaves
Lennon Pinheiro de Mattos
Lunara Thaís Alves de Bastos
Rafael Carvalho de Aguiar
IMPACTOS QUE INFEREM AO REAPROVEITAMENTO DO E-LIXO E A CONSTATAÇÃO DE SUA IMPORTÂNCIA
Projeto de pesquisa destinado a elaboração de artigo científico para nosso melhor aprimoramento de determinado assunto, com a intenção de conhecer e adquirir os conceitos literários de forma prática.
Orientador: Prof. Erika Maciel
PALMAS
2015
RESUMO
A pesquisa apresentada, de caráter explicativo e analítico busca esclarecer fatos sobre o descarte, tratamento e reciclagem do lixo eletrônico e o quanto está se tornando vantajoso para as empresas que decidem investir nessa área de trabalho. Visando também informar sobre o quanto se torna prejudicial ao meio ambiente o mau descarte desses equipamentos. Com este intuito, foram analisados dados relacionados ao descarte, processo de coleta e vantagens obtidas no ramo empresarial.
Palavras chaves: Reciclagem, eletrônico, coleta, descarte, tratamento.
SUMÁRIO
1-
INTRODUÇÃO .5
2- PROBLEMA DA PESQUISA 6
3- HIPÓTESE 6
4-OBJETIVO 7
5- METODOLOGIA 8
5.1- CARACTERIZAÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO 8
5.2- OPORTUNIDADE EMPRESARIAL NO DESCARTE DO E-LIXO 9
6- CONCLUSÃO 11
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O Lixo Eletrônico (E-Lixo) é um grande problema mundial, pois milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos por ano, o que acarreta a grande necessidade de matéria-prima devido ao crescimento das vendas de eletroeletrônicos junto com a rápida evolução tecnológica.
Mesmo com tecnologia a disposição nos trazendo conforto, não é ignorável o fato de que os principais componentes dos aparelhos eletrônicos utilizados contêm materiais que podem contaminar o ambiente e sendo mal descartados podendo causar danos à saúde.
Com o consumismo em alta, o lixo eletrônico que é descartado diariamente, tem tido uma alta significância. Segundo (SILVA, 2012, P. 03) “Os ciclos de substituição de produtos estão cada vez mais acelerados”. O mau uso desses resíduos pode acarretar em uma série de problemas de saúdes, sejam eles toxicológicos ou cancerígenos.
Quando jogados incorretamente no meio ambiente, materiais como chumbo, cromo e mercúrio podem não só trazer riscos para a nossa saúde quanto também contaminar os ares, rios e mares. Em agosto de 2010 entrou em vigor no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em um ponto dessa lei, está explícito que uma vez descartado, o material é de responsabilidade do fabricante, e é dele o dever de criar o sistema de reciclagem do produto. Sabendo disso, pessoas com intuito financeiro investiram na criação de empresas para reciclagem dos resíduos provenientes de eletroeletrônicos, reaproveitando peças que ainda podem ser úteis no dia a dia. Atualmente é mais conveniente e prático comprar um computador novo, da loja do que comprar um usado ou até mesmo um antigo que a própria pessoa o tenha e consertá-lo. Sabendo disto, empresas visam lucros e sustentabilidade retirando peças usadas de computadores velhos e/ou quebrados para vendê-las á empresas de montagem e criação de novos computadores.
2 - PROBLEMA DA PESQUISA
A reciclagem do E-Lixo é um negócio financeiramente viável para as empresas do ramo?
3 - HIPÓTESE
No Brasil há poucas empresas que trabalham com o reaproveitamento do E-Lixo.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAIS
Analisar a forma de como é visto e tratado os resíduos eletrônicos no Brasil.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Determinar as características do E-Lixo como também as consequências de seu acúmulo e providências cabíveis para amenizar os impactos causados no meio ambiente.
- Procurar números no que pauta a existência de empresas de coleta, destinação e reciclagem de todo lixo eletrônico e avaliar se no mercado de trabalho o reaproveitamento do lixo eletrônico é válido financeiramente.
5. METODOLOGIA
Este estudo foi elaborado por meio de revisão de literatura, com a junção de diversos artigos e pesquisas decorrente ao assunto exposto.
5.1 Caracterização do lixo eletrônico
Lixo eletrônico, também conhecido como E-Lixo é todo resíduo material derivado do descarte de equipamentos eletrônicos. Como ultimamente utilizamos diversos itens eletrônicos no nosso cotidiano, a produção desta espécie de resíduo vem se tornando cada vez mais gradativo. E quando não descartado nos seus devidos lugares, os eletroeletrônicos têm se tornado um problema para sociedade e para o meio ambiente. Grandes exemplos de lixo eletrônico são os celulares, tablets, computadores e televisores.
Os metais pesados encontrados nas placas de circuito impresso dos computadores, tais como mercúrio, chumbo, cádmio e arsênico, são altamente tóxicos, podendo trazer sérios riscos á nossa saúde e ao meio ambiente, como por exemplo á pessoas que coletam esse tipo de lixo, e também na composição dos eletrônicos há a presença de vidro, plásticos e metais, na qual demoram muitos anos para ocorrer sua total decomposição.
Para podermos acabar com esse mal que nos ronda, é necessário partir da boa vontade e conscientização de nós – pessoas que descartam lixo eletrônico de maneira inadequada -. O primeiro passo para sanar este problema consiste na elaboração de publicidade de conscientização voltada para o público e empresas. Separando sempre o lixo eletrônico dos lixos orgânicos e recicláveis (papéis, garrafas, metais). Segundo Doyle (2007) cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico é produzido no mundo por ano, ou seja, cada pessoa produz por ano, mais de 5 quilos de lixo eletrônico no mundo, sendo o Brasil como o país que mais produz essa espécie de lixo no planeta.
...