MAPAS E CARTOGFRAFIA
Casos: MAPAS E CARTOGFRAFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Queilasouzasilva • 8/4/2014 • 4.827 Palavras (20 Páginas) • 322 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS - PEDAGOGIA
FUNDAMENTO E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ATPS
Prof. Andressa Tasso
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º A
Período: noturno
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................
PLANO DE AULA..............................................................................................
MAPA DO TRAJETO PERCORRIDO ATÉ A FACULDADE...........................
ETAPA 1- PASSO 4 RELATÓRIO DA PESQUISA............................................
ETAPA 2- PASSO 3 LINHA DO TEMPO..............................................................
ETAPA 2-PASSO 4 RELATÓRIO DA PESQUISA............................................
PLANO DE AULA
Da casa a escola
Objetivos
Desenvolver o trajeto da residência até a escola
Identificar os pontos de referência.
Aprender diferentes representações cartográficas do bairro.
Conteúdo
Cartografia.
Anos
4º e 5º.
Tempo Estimado
3 aulas
Material necessário
Croquis (desenhos, esboços de plantas) de propagandas de apartamentos, fotos do bairro (aéreas e de satélite) conseguidas no Google Earth.
Desenvolvimento
1ª ETAPA Peça que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Oriente-os a anotar as observações, escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas e pontos de referência.
2ª ETAPA Peça que passem as informações do texto para outra linguagem: a do desenho. Assim como nos croquis distribuídos, devem constar informações para localizar o leitor.
3ª ETAPA Distribua fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicando que elas são nossa real localização vista no plano aéreo. Solicite que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.
Avaliação
Pergunte se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite. Compare os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.
MAPA:
RELATÓRIO DA PESQUISA
VANESSA
História da Paróquia
Diz a tradição, pelas vozes de Bráulio Coutinho, Elelvira Martins Guimarães e outros, cujas vozes soaram alto em nossa tradição, que uma das histórias mais conhecidas sobre a origem da capela do Senhor Bom Jesus, e divulgada pela imprensa durante a comemoração do primeiro centenário de Arujá, que por volta de 1741, diz a tradição, segundo crença popular, uma imagem de Jesus Cristo foi encontrada pelos índios, no lugar onde hoje está situada a igreja do Senhor Bom Jesus. Recebeu a imagem o nome de Senhor Bom Jesus. Recebeu a imagem o nome de Senhor Bom Jesus do Arujá.
Conta ainda a tradição que foi construída uma orada para abrigar a imagem. Por várias vezes a imagem foi retirada da orada e levada para fazendas próximos. Por milagres, segundo a crença do povoado, ou arrependimento dos fazendeiros, a imagem sempre retornava para a orada.
Foi então que sitiantes da região, impressionados com o fato e sua repercussão passaram a acreditar que a imagem queria que fosse construída uma capela naquele lugar. Esta foi então construída por escravos, na mesma época.
QUEILA
IGREJA NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO
Erguida por volta de 1670, a capela em homenagem a Nossa Senhora do Bonsucesso, no centro da região. Um vilarejo que se desenvolveu ao redor dela, originando assim a Vila Bonsucesso ou Bonsucesso Velho, após essa data muitas outras igrejas foram levantadas em várias regiões no Brasil.
Existe a crença, que ao redor a igreja seja milagrosa, ali também acontece a Festa da Carpição onde romeiros várias partes do Brasil, principalmente de Minas Gerais e interior e de São Paulo se reúnem para a carpição ao redor da igreja que acontecem nos três dias que antecedem o início da Festa do Bonsucesso que é constituída de várias missas e apresentações de artistas locais, bazar e etc. Estas duas festas são as amis antigas de Guarulhos, seu primeiro registro e de 1741 mas acredita-se que sejam bem mais
...