MILTON SANTOS: POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO
Por: Yara Fernandes Fleming • 25/5/2018 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
YARA FERNANDES FLEMING
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO
MILTON SANTOS: “POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO”
MATÃO
2018
Resenha crítica referente ao documentário
No documentário, Milton Santos retrata sobre a globalização e suas consequências, tanto positivas, quanto negativas. Devido a ser um tema muito polêmico e que possui diversas opiniões e pontos de vista, a globalização se torna de grande importância para o real entendimento do contexto atual da sociedade. Alguns tópicos citados por ele foram: a diferença entre os países do norte e do sul, a diferença entre os tipos de globalização “3 mundos em 1”, o consenso de Washington, a exploração de mão de obra nos países de terceiro mundo, o aumento do índice de desemprego, a pobreza, a fome, a tentativa de privatização da água, a mídia em tempo de rush, a questão dos refugiados, entre outros.
Um dos tópicos retratados no documentário é a água. Uma grande parte da população já não possui o acesso a esse elemento fundamental para a vida, devido a isso, a água está sendo conhecida como “ouro azul”. De acordo com o relatório do Banco Mundial, que foi publicado em agosto de 1995 "Muitas das guerras deste século foram fruto da disputa pelo petróleo. As do próximo século serão causadas pela luta por água".
Em março de 2003, os representantes dos países fizeram o 3º Comitê Mundial da Água, em Kyoto, no Japão, com o intuito de discutir sobre a privatização da água. A intenção dessa proposta foi de ocorrer uma diminuição do uso indiscriminado dela, porém a proposta não foi aceita pela maioria das pessoas, causando revoltas na população, principalmente em países mais pobres, que não iriam ter condições de pagar por ela. A água é por direito, um bem acessível a todos e não deve ser cobrado para ter acesso a ela.
Ao invés de privatizar a água, os países devem criar campanhas de conscientização nas escolas e universidades, mostrando as possibilidades de um mundo com falta de água. No lugar das pessoas pagarem para poder utilizar um bem que ela já possui, elas devem aprender a racionalizar a água para que ela não acabe.
Há também aquelas pessoas que acreditam que a água não vai acabar e que isso é um método criado para poder gerar lucros em cima de um recurso natural, a explicativa dessas pessoas é a grande quantidade de água existente no planeta. Porém o que elas não levam em consideração é que a água do mar é salgada e imprópria para consumo e ela corresponde a 97,5% da água total do planeta, sendo assim, apenas 2,5% de água é considerada potável.
...