Meio Ambiente
Trabalho Escolar: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: olgageo1 • 12/2/2015 • 750 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
TRIGUEIRO . André. Meio ambiente no século 21:21 especialistas falam da questão ambiental nas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
O DESAFIO ECOLÓGICO DAS CIDADES - ALFREDO SIRKIS
" O destino final dos resíduos sólidos das grandes cidades apresenta um problema capital a pressionar cada vez mais a vidas das cidades, nas próximas décadas, porque, até agora, a quantidade de resíduos sólidos produzidos na maioria das cidades vem crescendo sem parar. Com a disponibilidade de espaços existente em nosso país, aterros sanitários bem preparados e geridos, associados a uma eficiente coleta e transporte do lixo ainda podem ter uma sobrevida de uma ou duas décadas. Mas o colapso está na curva da história, logo a diante, se não houve uam mutação primordial da relação da sociedade com os resíduos sólidos que produz incessantemente." (p.227)
"(...) e o Brasil produz, por ano, a impressionante quantidade de 6 bilhões de garrafas PET. Uma legislação que determine a redução e o reaproveitamento de embalagens e a recompra de recipientes plásticos é um passo absolutamente fundamental, que enfrenta uma forte resistência que começa a ser trincada. Uma coleta seletiva, smplificada, que eduque a população a separar o lixo, na origem, em pelo menos dois grupos, o orgânico e o reciclável, é algo indispensável que a gestão urbana não pode mais procrastinar." (p.228)
"A situação do lixo na cidade informal é também uma questão de importância vital, pois é nas áreas de favelas que encontramos as maiores deficiências de coleta e a maior presença de resíduos sólidos como fator de inundação, desabamento, proliferação de vetores e doenças."(p. 228)
"Atingir o objetivo de uma cidade sustentável não é uma meta utópica, ela depende de uma série de ações perfeitamente alcançáveis, conquanto algumas difíceis por fortes injunções culturais, políticas e econômicas." (p.228)
A VOCAÇÃO DEMOCRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O PAPEL DO PODER EXECUTIVO - JOSÉ CARLOS CARVALHO
" A formulação e a implementação das políticas ambientais são influenciadas pelo papel que a sociedade atribuiu ao Estado num determinado momento histórico e pela correspondente atuação do Poder Executivo, além da influência exercida pelos demais poderes, especialmente o congressso Nacional, como última instância de decisão sobre a formulação das políticas públicas nacionais." (p.260)
" Desde a Constituição Federal de 1988, dotada de um capítulo específico sobre meio ambiente, a capacidade organizacional do Estado brasileiro e a estrutura do Poder Executivo têm evoluído de maneira expressiva, sobretudo diante da necessidade de aperfeiçoar o aparelho estatal para implementação da moderna legislação ambiental que o País tem sido capaz de construir. Nesse período foi criado o Ibama, O Ministério do Meio Ambiente e Secretarias de Meio Ambiente dotadas de órgãos e entidades executivas em praticamente todos os estados da Federação, além de um número crescente de órgãos municipais." ( p.263)
" Há de se considerar, ainda, as demandas de descentralização do sistema, visando ao engajamento das
...