Meio Ambiente
Artigo: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciapousada • 26/3/2015 • 730 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
No ano de 2012 o CEI São Luiz situado à Rua Irmaos Nicolau da Fonseca nº realizou seu projeto especial de ação (PEA) tendo como foco a educação ambiental do qual tivemos a oportunidade de participar e com o qual podemos entrar em contato com princípios que norteiam a educação ambiental como despertar em todos, o sentimento de cooperatividade em prol de um bem comum. O projeto recebeu o titulo de O meio ambiente e a reciclagem na educação infantil. A principal base teorica vem do fato de que a Educação ambiental deve esta presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, de maneira formal e não-formal, deve se apresentar como tema transversal, por ser uma preocupação de toda a escola e da comunidade que esta inserida(LOBATO, 2000: 3). Alem disso pretendia aprimorar a visão crítica dos educadores da Unidade sobre o meio ambiente e os conhecimentos da equipe escolar no que se refere a ações que podem ser desenvolvidas para mudança de hábitos, quanto a prática de reciclagem de materiais, mostrando à comunidade a importância da reutilização. Buscou-se fazer uma conexão entre a produção de resíduos sólidos pela sociedade contemporânea, que tem sido um dos grandes problemas ambientais e de como todo este material pode ser reaproveitado diminuindo a incidência do acumulo de lixo nos locais inadequados.
O objetivo maior dos encontros foi disponibilizar aos educadores ferramentas para que eles pudessem desenvolver sua práxis com criticidade estimulando seu processo criativo, preparando o campo para que as crianças façam suas próprias descobertas e criações, levando-os a perceberem que é possível transformar o que antes era lixo em algo interessante e prazeroso.
Diversas atividades foram desenvolvidas com a participação, em menor ou maior grau, de toda escola. O projeto ao longo do ano foi tomando forma, conforme adquiríamos informações sobre como e por que trabalhar com o tema, se adequando as necessidades da escola, da comunidade e dos alunos, chegando cada vez mais próximo dos objetivos.
Nos encontros era promovido a leitura e reflexão por meio de livros e textos diversos, alem de vídeos, palestras, oficinas indo ao encontro dàs necessidades do currículo da Educação Infantil. Priorizamos ainda, as trocas de experiências entre as professoras, a partir de propostas organizadas no horário de estudo e posteriormente trabalhadas em sala de aula e avaliadas no grupo.
Nas atividades e trabalhos desenvolvidos, embora muitas vezes o numero de professores envolvidos era pequeno, buscávamos sempre a melhor forma de abranger um numero maior de professores, evidenciando habilidades individuais de forma que todos se sentissem parte integrante e não se afastassem do projeto, e quando necessário as atividades eram remodeladas buscando uma maior participação, pois entendemos que e apartir da participação dos professores, que a comunidade em geral principalmente pais e alunos seriam incentivados a participar.
E nesta dinâmica, em tentativas e buscas de melhorar o trabalho cotidiano, de maneira que fosse significativo a ponto de promover mudanças, surgiram sub-projetos que giram em torno das questões ambientais e reciclagem alem das atividades pontuais, como oficinas de confecção de brinquedos com sucata, plantio de sementes e mudas, exposição de atividades realizadas pelos alunos, confecção de lembrancinhas apartir de sucatas, contação
...