Meio Ambiente Furnas
Artigo: Meio Ambiente Furnas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raioam • 20/11/2013 • 461 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
A preocupação de Furnas com o meio ambiente começa pela sua principal fonte de energia: a água. A Empresa coordena uma extensa rede de monitoramento da qualidade da água nos empreendimentos da empresa, com destaque para a estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Furna, que realiza amostragens em cerca de 100 pontos dos reservatórios das usinas situadas em minas gerais,São Paulo,Goiás e Rio de janeiro. A estação realiza também o repovoamento desses reservatórios, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Para atender as suas atividades de reflorestamento, que vão alem das contrapartidas ambientais, Furnas possui viveiros com capacidade para reproduzir cerca de 600 mil mudas por ano. A empresa já replantou 300 hectares no entorno da usinas de Furnas (MG), Luiz Carlos Barreto de carvalho (SP/MG) ,Marimbondo (MG/SP) , Itumbiara(MG/GO) e Funil (RJ). Outros 500 hectares estão em processo e recuperação. Furnas integrada,desde 2008, o programa brasileiro GHG protocol, que estabelece uma metodologia para inventário e redução das emissões de gases de efeito estufa. A empresa desenvolveu um sistema informatizando que possibilitará que seu inventário anual seja realizado de forma completa e automatizada.
RECICLAGEM DE PAPEL um dos projeto na feira de ciência
Só no Brasil foram produzidos, em 2008, cerca de 8 milhões de toneladas de papel (BRACELPA) e, segundo estimativas os números tendem a aumentar. Ao contrário do que diz o senso comum, o acesso a tecnologias como a internet e o e-mail estão contribuindo para o aumento do consumo de papel uma vez que a maioria das pessoas ainda prefere ler textos e livros em meio físico do que em meio eletrônico. Por isso é cada vez mais importante o trabalho feito pelas empresas na reciclagem dos diversos tipos de papel contribuindo para que haja um menor impacto no meio ambiente. Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado e o percentual varia de acordo com o tipo de papel, os benefícios da reciclagem do papel incluem a redução no consumo de água utilizada na produção, assim como no consumo de energia muito embora os números sejam bastante divergentes de uma empresa para outra dependendo do tipo de tecnologia empregada e da eficiência do processo. O processo de reciclagem do papel é basicamente o seguinte: as aparas adquiridas pelas indústrias são trituradas em uma espécie de liquidificador gigante com água para que suas fibras sejam separadas. Depois um processo de centrifugação irá separar algumas impurezas como areia, grampos e etc.. Em seguida, são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papel.Após o clareamento sobrará uma pasta de celulose que pode receber o acréscimo de celulose virgem dependendo da qualidade do papel que se quer produzir. Esta pasta é que será prensada e seca em diferentes equipamentos para formar o papel pronto para consumo.
...