Metodologia do Ensino de Geografia
Por: Angela De Paula • 2/9/2019 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
FANTIN. M.E; TAUSCHECK.N.M. METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA.Curitiba:Ipbex, 2005.
No primeiro capítulo do livro elas relatam o motivo da elaboração desse trabalho através das perguntas que compreendem o título do primeiro capítulo do livro que é as seguintes perguntas: O que é Geografia? O que estuda? Qual a importância teórica e política deste saber? Como tentativa de refletir sobre essa ciência e seu objeto de estudo. Aborda que apesar de parecerem fáceis as perguntas acimas estas não terão uma unanimidade de respostas se perguntadas a um mesmo que pequeno grupo de pessoas. Um ponto interessante deste capítulo é a importância do educador/professor ter clara concepção a respeito desta ciência, como você ensinará aos seus alunos se você docente tem dúvidas sobre o papel desta disciplina.
Conceitua a geografia como estudo do espaço geográfico, em qualquer escala seja ela local, regional nacional ou global e numa perspectiva relacional, cita Milton Santos ao dizer que o espaço geográfico é composto de materialidade e de relações sociais, políticas, econômicas, culturais, ou seja, dessa forma não se pode mais pensar na geografia apenas como uma ciência de localização e da descrição dos fenômenos e sim na ciência que investiga a ação humana e suas relações complexas com a natureza.
Foca ainda neste primeiro capítulo na importância teórica e política do ensino da Geografia. Relata a importância do aluno se apropriar do instrumental teórico da geografia para que ele consiga fazer a leitura do espaço geográfico, relata que os objetivos, conteúdos e metodologias são indissociáveis, interdependentes e determinam em suas relações com a orientação política do ensino da Geografia.
Dependendo das relações estabelecidas entre objetivos, conteúdos e metodologia de ensino, a prática docente pode resultar em um aluno capaz de ler e compreender o espaço geográfico ou em um aluno que acredita que a geografia é “decoreba” e sem significado.
No segundo capítulo cujo título é As abordagens Teórico- Metodológicas da Geografia e os interesses Políticos- Breve Histórico aborda a questão da escola e do currículo serem forças disciplinares para modelar o homem de acordo com a sociedade de sua época. A Geografia é um ciência bastante jovem , sendo o século XX o cenário dos primeiros passos à maturidade tanto na academia quanto na escola, porém aborda também que isso não quer dizer que o saber geográfico seja recente, pelo contrário o que conhecemos hoje como geografia foi o conhecimento que mapeou todo o planeta.
Ainda no segundo capítulo ele se subdivide em dois tópicos um que aborda a geografia clássica e outro que aborda o Movimento da Renovação da Geografia. No que tange sobre a Geografia Clássica as autoras abordam Andrade que diz que a Geografia Clássica inicia-se no final do século XIX e vai até meados do século XX, sendo essa Geografia caracterizada pela oposição ao racionalismo em favor do empirismo com o enfoque regional dos estudos geográficos, é também neste período que se formam os primeiros cursos superiores para formar professores de Geografia.
...