Modernização da agricultura
Por: Félix Hoffmann • 17/10/2015 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
4.1.3 Modernização da Agricultura
A modernização da Agricultura começou em meados do século 20, e mudou muito a organização agrícola brasileira. Com as sérias dificuldades da agricultura tradicional, os países capitalistas buscaram ampliar os seus investimentos.
A agricultura começou a crescer muito, não se produzia mais apenas para botar a comida dentro de casa, e sim para obter cada vez mais lucros e acumulo de capital, seja com indústrias ou mercados, além disso gerou muitos empregos para quem não queria ficar no campo.
A partir disso, começou a se produzir sementes adequadas para diferentes tipos de solos e climas, máquinas, equipamentos, implementos, fertilizantes, pesticidas, etc, que gerava muito mais lucros, tanto para os agricultores, como para as indústrias.
As mudanças se intensificaram após 1965, veio as grandes tecnologias de alto valor: tratores, colheitadeiras, automotrizes, plantadeiras, etc. Outra mudança foi as físico-químicas, com a incorporação de fertilizantes industriais, agrotóxicos, produtos veterinários, etc. Com essas mudanças físico-químicas veio alguns problemas, surgiram novas espécies de pragas, e uso exagerado de pesticidas que atacaram os inimigos naturais, gerando um desiquilíbrio do agroecossistema.
Com o passar dos anos, novas tecnologias surgiam, as terras passavam de inúteis, para produtivas, surgiam novas sementes (como o milho híbrido), e a agricultura ficou altamente valorizada, e o estado brasileiro teve um papel muito importante, ajudando os agricultores, seja com financiamentos, seguro, etc. Outras fontes de ajudas aos agricultores foi a Embrapa e a Emater.
Virou um grande ciclo, onde todo mundo lucrava: Agricultores, indústrias, bancos, governo, transporte, comércio, etc. Dentro de tudo isso, como em tudo, ouve desvios e algumas perdas. Algumas pessoas não utilizavam corretamente os recursos, e muitas vezes atingiam o meio ambiente, por meio de desmatamento, envenenamento de águas... Com isso alguns animais iam sumindo.
...