O COMPONETE CURRICULAR: TEORIA E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Por: Leticia Felipe • 1/10/2022 • Dissertação • 390 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UEPB CAMPUS III
CENTRO DE HUMANIDADE
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DOCENTE: BERLAMINO MARIANO NÉTO
DISCENTE: LETICIA FELIPE DOS SANTOS
TURNO: NOTURNO 2022.1
COMPONETE CURRICULAR: TEORIA E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
- RESUMO SOBRE O FILME “A MÁQUINA ”
O filme se passa em Nordestina, uma pequena cidade do sertão do Pernambuco. O protagonista, com o nome de “Antônio” acredita ser o filho do tempo, por um acontecimento que ocorreu durante a sua infância. Antônio, junto com um dos seus irmãos, observam o horizonte, no qual, seu irmão faz um comentário sobre a linha do no horizonte, comenta que quando sair de nordestina, irá cruzar o horizonte para conferir se realmente existe essa linha, o conhecimento limitado permitia frequentemente comentários como esse. Assim como toda cidade pequena do interior, a população sofre uma diminuição populacional com decorrência dos jovens saírem em busca de melhoria de vida.
Diferente da maioria dos jovens, Antônio não pensava em abandonar Nordestina, já sua amada “Karina” almejava conhecer o mundo, e seu principal argumento para sair de Nordestina era, que a cidade nem se quer aparece no mapa. O filme se baseia no protagonista provar que consegue viajar no tempo, para realizar o sonho de sua amada, reiniciar a população nordestina, para que ela não precise sair de lá.
De forma resumida, ele sai de nordestina em busca de recursos, levando sua história até a mídia, fazendo com Nordestina fique mundialmente conhecida. Ele volta para Nordestina, e com ele a mídia e diversos turistas chegam até a pacata cidadezinha, gerando um enorme excursionismo. A visão na perspectiva geográfica, é que o filme aborda diferentes temas, mas o principal, é o tempo e espaço; passado, presente e futuro, principalmente, a questão em que Antônio almeja A VIAGEM NO TEMPO.
Outras questões bastante recorrentes que presenciei no filme, foram abordados: Rotação e translação, Geopolítica, Economia, Astronomia, Filosofia, Sociologia, Capitalismo, Urbanização... Por se passar no sertão, o clima predominante é o semiárido, com altas temperaturas durante todo o ano, e com chuvas irregulares. Outra questão que achei importante, foi a regionalidade, quando Antônio acrescenta que de nada irá valer “Karina” sair de Nordestina, por que onde ela for, a cidade irá com ela, se referindo a vivencia cultural, o modo de agir, o modo de falar, a sua essência .
...