O Ciclo Da Rocha (completo)
Trabalho Universitário: O Ciclo Da Rocha (completo). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monique0006 • 28/1/2015 • 338 Palavras (2 Páginas) • 701 Visualizações
O ciclo das rochas
O ciclo das rochas diz respeito a todas as transformações possíveis que estas podem sofrer, desde quando elas ainda se constituem como magma até sua solidificação, fusão e desgaste. Este ciclo é responsável pela constante manutenção e transformação da crosta terrestre desde os tempos mais antigos.
A camada mais superficial da terra, litosfera, foi formada pelo soerguimento de material menos denso do manto através da atividade magmática. O magma, após ser soerguido à superfície e ser resfriado e solidificado com a diminuição da temperatura e pressão, torna-se a rocha ígnea (basalto grabo), que ao entrar em contato com a atmosfera, acaba por sofrer intemperismo, ou seja, é desgastada por agentes químicos, físicos e até biológicos. Neste processo, as rochas erodidas tonam-se sedimentos que são transportados e depositados, sofrendo então o processo de litificação ou diagênese dando origem ás rochas sedimentares. Este ciclo de rochas sedimentares pode ocorrer com qualquer tipo de rocha ígnea, metamórfica e sedimentar desde que essa seja exposta a superfície terrestre. Após a rocha sedimentar ser consolidada ela acaba sendo “enterrada”, por novos sedimentos depositados, em fundos de depressões cuja temperatura e pressão vão aumentando gradativamente, modificando a textura e mineralogia da rocha tornando- se então uma metamórfica. Se estas condições forem muito intensas a rocha acabará sofrendo fusão tornando- se magma e que devido aos movimentos do manto sofrerá o processo de levantamento novamente, tornando- se Ígnea, que conforme avança gradativamente a níveis superiores resfria e se solidifica. Após milhões de anos, a rocha soergue inteiramente a superfície, reiniciando o ciclo da rocha.
Ocorrem também as transformações diretas, onde uma que uma rocha ígnea voltará a sofrer metamorfismo, tornando novamente metamórfica. Assim como rochas metamórficas, ao invés de sofrer fusão, irão soerguer até a superfície onde passarão a sofrer ações do intemperismo se transformando em rochas sedimentares. Só não ocorre a transformação direta de rochas sedimentares para ígneas, pois, por mais que elas sejam expostas a altas temperaturas, teriam que se transformar em rochas metamórficas para depois virarem ígneas.
Nome: Monique Medeiros Pereira.
...