O Desenvolvimento de diferentes tipos de capacidade de crianças normais
Por: DIGITAL • 18/5/2015 • Artigo • 2.615 Palavras (11 Páginas) • 328 Visualizações
INTELIGENCIAS
É o desenvolvimento de diferentes tipos de capacidade de crianças normais.
Uma capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários ou ainda como a faculdade de conhecer, compreender, discernir e adaptar-se (HOWARD Gardner, 1993).
O conceito mais conhecido de inteligência é aquele relacionado com a capacidade de resolver problemas dos mais simples aos mais complexos na grande variedade das conquistas humanas nas dimensões aéreas do saber. É também a capacidade de criar produtos, materiais ou intelectuais, que sejam aceitos socialmente. É um potencial biológico e psicológico. Isto é, está associada aos nossos desejos, as nossas ações inconscientes e conscientes.
Significa escolher entre. É a capacidade pelo qual conseguimos conhecer e compreender as coisas por meio de uma seleção e opções que se nos apresenta no dia-dia. Todos são inteligentes?
Todo ser humano tem suas habilidades para interagir com o meio em que vive. “Portanto, todos os seres humanos são seres inteligentes, com potenciais para ir além do que já se ia, no instante” (Celso Antunes, 1999)
Em 1997, uma pequena equipe de pesquisadores da Harvard graduarte School os Education fi solicitada pela Bernard Van Leer Foundation of the Haque a realizar uma investigação sobre um grande tópico: A natureza e a Realização do potencial humano.( HOWARD GARDNER, 1993)
Um membro recente desse grupo, psicólogo Gardner assumiu esse empreendimento ele que queria checar a uma visão mais ampla do pensamento humano. Mais abrangente cognição. Deliberadamente ele tomou a decisão de escrever sobre as inteligências múltiplas para salientar suas capacidades.
Gardner e sua equipe montaram uma teoria chamada a teoria das inteligências múltiplas que tem como foco sete inteligências, são elas: a inteligência lingüística, lógica, matemática, espacial, musical, corporal sinestésica, interpessoal, intrapessoal e psicótica.
Essas são as sete inteligências múltiplas.
INTELIGÊNCIA MUSICAL,
“ Yehudi Menuhin foi introduzida por seus pais, clandestinamente na Orquestra São Francisco ele se encantou tanto com o som do violino de Louis Persinger que quis ter um violino e o próprio Louis como seu professor. Isso tudo dos três anos de idade sendo que aos diz se tornou um violinista internacional” (HOWARD Gardner, 1993).
Um indivíduo com essa inteligência mostra rápido progresso ao manusear um instrumento, nota-se que ele estava biologicamente preparado, no entanto, os seres humanos podem ser estimulados a desenvolver essas inteligências múltiplas.
INTELIGÊNCIA CORPORAL- SINESTÉSICA
“Babe Ruth tinha quinze anos de idade jogava na terceira base quando seu colega começou a jogar mal então ele a criticou, o treinador por sua vez, disse que se ele fosse tão bom que ele lançasse. Ruth ficou um pouco embaraçado pois nunca havia arremessado, mas no exato momento em que ele subiu no montículo soube que havia nascido para bater nos outros” (HOWARD Gardner, 1993).
Executar uma sequencia mínima ou resolver um problema matemático não é uma capacidade que usa o corpo, como a dança, como jogar tênis é uma evidencia do uso do corpo.
INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
“Barbara Mc clintock é uma grande fisiologista em microbiologia dotada de uma grande intelectualidade, dedução e observação enquanto ele fazia uma pesquisa em Cornell deparou-se com um problema, parou para refletir em seu escritório durante uma meia hora e de súbito encontrou a solução para o problema”.
Em um individuo talentoso para se resolver um problema é geralmente muito rápido, ele cria hipóteses que normalmente são aceitos. Essas pessoas possuem certas áreas do cérebro mais desenvolvidas que outras são capazes de raciocinar com muita facilidade.
“Alunos com forte inteligência lógica-matemática quase sempre estão explicando coisas são verdadeiros especialistas em responder porquês, estão ensinando problemas, resolvendo equações, falando sobre números interpretando gráficos ou desenhado-os. ( ANTUNES, 2001)
INTELIGÊNCIA LINGUISTICA
Aos dez anos de idade, T.S. Eliot criou uma revista chamada Fireside, do qual ele era o único colaborador. Num período d três dias, durante suas férias de inverno, ele criou oito edições completas.
Cada uma incluía poemas, histórias de aventuras, uma coluna de fofocas, e humor. Parte desse material ainda existe e demonstra o talento do poeta. (Howard Gardner, 1993).
A inteligência lingüística tem como centro a sensibilidade para sons, ritmos e especialmente a percepção das diferentes funções da linguagem. Possui habilidade para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias.
Segundo Gardner ela é extremamente exibida pelos poetas e em crianças manifesta-se através da capacidade de contar histórias originais e experiências vividas.
INTELIGÊNCIA ESPACIAL
“A navegação nas ilhas Caroline, nos mares do Sul, é realizada sem instrumentos. A posição das estrelas, os padrões do tempo (condições atmosféricas) e a cor da água são os únicos marcos sinalizadores. Cada viagem está dividida em uma série de segmentos. Durante a viagem, o navegador precisa imaginar mentalmente uma ilha de referência quando passa embaixo de uma determinada estrela, e a partir disso ele computa o número total de segmentos, a proporção de viagem que ainda resta e quaisquer correção no curso que seja necessários. O navegador não vê as ilhas enquanto navega, em vez disso, ele mapeia sua localização em sua “imagem” mental da fornada.” (Howard Gardner, 1993).
O psicólogo Gardner descreve essa inteligência como a capacidade para perceber o mundo a sua volta, ou seja, o espaço de forma preciso esse individuo manipula formas e objetos mentalmente cria tensão, equilíbrio e composição numa representação visual ou espacial, muito percebida em artistas plásticos, engenheiros e arquitetos. Em crianças pequenas é diagnosticado em habilidades para quebra cabeça e outros jogos espaciais e são atentos para detalhes visuais.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
“Elas jamais estão sozinhas, gostam de orientar colegas e mesmo se não solicitados, estão sempre dando conselhos, propondo ajuda,
...