O Espaço Geográfico Na Perspectiva Da Fragmentação
Exames: O Espaço Geográfico Na Perspectiva Da Fragmentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mimajaba • 2/6/2014 • 842 Palavras (4 Páginas) • 808 Visualizações
1. Assista ao vídeo "O espaço geográfico na perspectiva da fragmentação", disponível na Multimídia deste tópico de estudos, e relacione as consequências daquilo que Santos, chama de "globalização perversa" para a população, destacando sua análise especialmente sobre o desemprego e a fome no mundo globalizado.
R – Milton Santos fala como a Globalização é Perversa porque a mesma trouxe junto consigo para a sociedade um sentimento terrível que atormenta as populações, em especial as mais desfavorecidas a nível cultural e financeiro, esse sentimento é o medo. Nos dias de hoje as pessoas vivem constantemente com medo do desemprego, da falência financeira pessoal e medo da violência, mas em especial, tem medo da fome. Esta perversidade é uma perversidade sistêmica e está vinculada ao sistema capitalista que por sua vez, causa cada vez mais, problemas sociais, generalizados e permanentes. Por interesses políticos e financeiros, a globalização favorece a exclusão social, ao fazer com que as politicas, que deveriam ser também para o desenvolvimento humano da população, sejam baseadas apenas em valores e regras de mercado, que produz de bens de valor monetário, mas não suprime a fome, a pobreza e as condições precárias em que vivem milhões de pessoas, em todo o planeta, que sobrevivem à margem da sociedade.
O que nós estamos vivendo hoje, diz-nos Milton Santos no vídeo que assistimos, “... é que o homem deixou de ser o centro do mundo, centro do mundo hoje é o dinheiro, mas o dinheiro no estado puro...”, por causa das politicas propostas pelos economistas, que só tem em mente a rentabilização e o lucro dos capitais. O dinheiro torna-se assim o centro de todas as ações. Como parte integrante do mundo capitalista, temos ainda a mídia com sua informação totalmente manipulada, que tenta convencer a população global de seus interesses cruéis, dissimulados por uma falsa cordialidade. O consumismo tornou-se imperativo na vida dos cidadãos e com isso o homem perde importantes valores de humanidade, como a compaixão e a solidariedade, paralelamente aumentam a cada dia o desemprego, a pobreza, a infelicidade a individualidade e a fome, cujo principal problema não é a falta de comida e sim a sua distribuição que é desigual.
2. No início deste tópico, apresentamos as ideias principais sobre como Karl Marx desenvolveu sua teoria para explicar as relações que existem em uma sociedade capitalista. Registre, em 8 a 10 linhas, as principais características dos métodos, dialético e materialismo histórico, propostos por ele.
R - O método dialético permite à classe operária libertar-se da exploração exercida pela a burguesia e pela nobreza, porque mostra uma nova concepção de mundo, que leva à liberdade do homem.
Na busca de uma melhor e maior compreensão da sociedade do seu tempo, Karl Marx ampliou os princípios do Materialismo Dialético ao estudo da vida social. Aos fenômenos sociais ele aplicou esses princípios, criando assim, uma nova concepção, a do Materialismo Histórico que é o conhecimento das leis mais gerais da evolução social e também, uma metodologia de análise nos estudos sociais. A partir daqui tornar-se visível que, em primeiro lugar, os homens precisam satisfazer as suas necessidades mais básicas como comer, beber, vestir-se, abrigar-se e garantir suas condições materiais de vida. O materialismo
...