O FICHAMENTO
Por: Adrielle26 • 16/6/2021 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
Fichamento
MORAIS, Elana M. B de; RICHTER, Denis (orgs). Formação de professores de Geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicação. 2020. (Capítulo 5 – Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Geografia no Brasil dilemas e desafios).
Thiago Barbosa de Sena
O autor aborda no texto discussões sobre o estágio curricular supervisionado em geografia a partir de debates suscitados pelas análises das respostas dos docentes, discentes e ingressos apresentadas em formulários e entrevistas realizadas pelos envolvidos na investigação. Revelou elementos importantes. (P. 128)
(...) buscou explicar as seguintes informações que foram aplicadas em sala de aula, que possibilitou a compreensão que seus sujeitos têm sobre o Estagio Curricular Supervisionado. (P. 128)
(...) foram realizados entrevistas e questionários com que atuam na área de geografia, que compôs questões que consideram assuntos; identificação do sujeito, formação, instituição de origem, as PPC e o estágio curricular supervisionado, as disciplinas pedagógicas dentre outros aspectos. (P.128)
O autor pautou nesse texto perguntas como: qual a importância estágio curricular supervisionado na formação do professor de Geografia¿ (P.129)
O texto de Morais e Richter parte de uma reflexão sobre formação de professores com objetivos de compreender seus dilemas e desafios. O estágio foi discutido como um componente da formação docente que enfrenta problemas e dificuldade que não são especificamente dele, mas de forma geral, dos cursos de licenciaturas. (P.132)
... há uma reflexão histórica sobre a formação de professores e o estágio curricular que tem se destacado e apresentados algumas críticas, o autor coloca em destaque algumas discussões umas delas é sobre impotência do ensino em promover aos futuros professores habilidades que os capacitem a encaminhar o processo de ensino e aprendizagem com qualidade na Educação Básica. (P.132)
...há alguns desacordos de posições no meio acadêmico sobre as funções da escola, que tem profundas implicações nos objetivos nas distintas configurações curriculares de formação de professores e no processo de ensino-aprendizagem. (P.132)
A internacionalização das políticas educacionais é um exemplo intensamente debatido atualmente, a influência de organismos internacionais multilaterais no campo de países que são credores desses organismos. (P.133)
É importante analisar quais finalidades educativas e que concepções de formação de professores estão presentes nos cursos de Licenciatura de Geografia. E são bastantes discutidas diferentes concepções de educação presentes nos cursos de formação de professores. (P.133)
... a teoria do currículo é um importante referencial a ser adotado no debate atual sobre a formação de professores, e também, no estágio. (P.134)
... o autor ainda coloca sobre a dissociação entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico-didático que reflete diretamente no papel que o Estágio Curricular Supervisionado assume no curso. De forma geral, os componentes curriculares pedagógico-didático são associadas à prática. Há uns dilemas persistentes na formação de professores, que é o dualismo entre teoria e prática, que está inserido nas concepções da teoria do currículo. (P.135)
Identifica algumas dificuldades e problemas do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente, segundo os docentes na escola a realidade é bem diferente. (P.137)
A integração teoria-pratica é o aspecto fundamental do estágio. A relação teoria e prática é reconhecida pelos especialistas da educação como aspecto primordial, portanto sua forma de trabalho precária deve ser superada. (P.139)
Estádio Supervisionado Curricular I têm caráter instrumental, mas a pratica está presente através de experimentações e microensino, ocorrem com a observação na escola... (P.139)
...