O Lixo em Florianópolis
Por: teichmanngiu • 26/3/2019 • Projeto de pesquisa • 431 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Nome: Jean Macarini
Sala: 7
CEJA
Relatório- Lixo
O lixo é um dos maiores problemas ambientais atualmente, que pode causar inúmeras doenças. Na Grande Florianópolis, a Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), é responsável pela limpeza pública e coleta de resíduos. Toneladas de lixo são trazidos dos bairros continentais de Florianópolis até o Itacorubi no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), onde são depositados e depois as carretas levam o material para o aterro sanitário, em Biguaçu. A empresa diz que o trajeto não é um problema, por ser feito no período da noite. Cerca de 12 mil dessas toneladas são materiais recicláveis, que a população separa para a coleta seletiva, e são doados para 14 associações, como a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR). Estas doações geram renda para inúmeras famílias na Grande Florianópolis.
No aterro sanitário, os resíduos são depositados em solo impermeabilizado e compactados, ou seja, é realizado o nivelamento da terra e selado a base com argila e mantos de PVC, dificultando assim a contaminação do solo e evitando as doenças. Possui um sistema de drenagem para o chorume, um líquido de cor escura gerado do apodrecimento dos resíduos, e é feita a absorção do gás metano, liberado durante a decomposição do lixo podendo ser aproveitado para produzir energia. Eles duram cerca de 20 anos, e necessitam de manutenções diárias. Diferentemente dos lixões, em que o lixo é depositado em grandes montes a céu aberto, onde o solo não possui nenhuma preparação para receber os resíduos, sendo assim, o chorume pode se introduzir no solo e contaminar a água, o ar, e os lençóis freáticos. A falta de fiscalização do local compromete a saúde dos catadores e funcionários, onde a exibição dos resíduos chama animais indesejáveis e inúmeras doenças como a leptospirose, tétano, dengue e ente outras.
Florianópolis foi a primeira cidade no Brasil que adotou a seleta coletiva pelo sistema de porta em porta, onde os lixos são separados e recolhidos, assim os materiais que podem ser reciclados, como: papéis, plásticos, metais e vidros, são separados do lixo orgânico, que é tratado através da compostagem e os rejeitos são direcionados ao mais próximo ponto de coleta convencional.
Há indústrias que reaproveitam estes materiais recicláveis para a fabricação de matéria-prima e outros produtos. A coleta seletiva diminui os riscos de poluição dos rios e do solo, além de gerar renda para a população. Também é aconselhável reduzir o lixo, evitando os produtos que são embalados individualmente, não utilizar copos e pratos descartáveis, utilizar canudos inox, e evitar o desperdício. Para que possamos melhorar a coleta e o destino do lixo.
Referencias:
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2014/08/lixo-recolhido-nos-bairros-do-continente-em-florianopolis-entra-na-ilha-para-depois-voltar-para-biguacu-4581893.html
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/diferenca-entre-lixao-aterro-controlado-aterro-sanitario.htm
https://www.todamateria.com.br/coleta-seletiva/
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pequenas-atitudes-podem-diminuir-producao-de-lixo-da-cidade/32655
...