O Meio Ambiente
Por: Viver é Vida • 14/10/2019 • Dissertação • 444 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
Os ecossistemas naturais, são responsáveis por diversos benefícios que garantem as condições e processos para a vida de modo geral e que, de maneira direta ou indireta, contribuem para a sobrevivência e o bem-estar humano e do ambiente, como regulação climática e hídrica, conservação da biodiversidade, fertilidade dos solos e ciclagem de nutrientes, polinização e outros.
O crescimento populacional e consequente urbanização levaram ao aumento da industrialização, a produção em séries e o consumo exagerado e sem limites. Vários são os impactos ambientais que vão desde fornecimento de água com a diminuição da qualidade da água para consumo direto e o ambiente saudável para se viver.
Avaliação de Impactos Ambientais Ou seja, todas as atividades que causam alterações significativas no meio ambiente. Essas precisam e devem ou deveriam incluir os serviços ecossistêmicos no seu modo de produção, desta maneira, esses serviços deveriam ser preservados e/ou mantidos na região da atividade econômica.
Nos processos de licenciamentos ambientais para a construção desses condomínios, a compensação ambiental limita-se ao plantio ou doação de mudas de árvores nativas e, quando muito, obras viárias, de acordo com a legislação ambiental vigente. Os ecossistemas naturais, são responsáveis por diversos benefícios que garantem as condições e processos para a vida e que, de maneira direta ou indireta, contribuem para a sobrevivência e o bem-estar humano, como regulação climática e hídrica, conservação da biodiversidade, fertilidade dos solos e ciclagem de nutrientes, polinização, belezas cênicas e outros. Esses benefícios não são considerados nos processos de licenciamento ambiental. Ao desfragmentar um maciço florestal, perdem-se inúmeros serviços ecossistêmicos oferecidos pelo meio ambientes, e que não são recuperados ou até mesmo amenizados, no atual modelo de compensação ambiental.
O meio ambiente permeia diretamente a vida humana e não há como dissociá-los. No entanto, as forças de mercado nem sempre atingem o ponto de equilíbrio ideal para atender às necessidades de todos os elementos envolvidos.
A degradação ambiental causada por novos projetos de engenharia pode comprometer a integridade ecológica dos ecossistemas e coloca em risco a manutenção dos serviços, afetando a qualidade de vida da população. O conceito de serviços ecossistêmicos pode ser empregado na avaliação de impacto ambiental
Avaliação de Impacto. Esse procedimento considera as variáveis socioeconômicas e ambientais do território, objetiva alcançar o melhor desempenho do projeto e a qualidade de vida da população, por meio da conservação dos serviços mais relevantes do território. Os resultados preliminares da pesquisa demonstram que os dados necessários para reexaminar os projetos.
A capacidade dos ecossistemas de fornecer benefícios e produtos que satisfaçam as necessidades humanas - de forma direta ou indireta – vem sendo conceituada como serviços ecossistêmicos, onde deve-se pensar no desenvolvimento sustentável e na preservação ambiental como prioridade para futuras gerações.
...