TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Petróleo

Tese: O Petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

O petróleo está fortemente presente no cotidiano humano, desde uma simples vela, até o óleo Diesel, ele é chamado por muitos de ouro preto, pois, esse bem precioso, é o que faz o mundo ser o que é hoje. Dentro de cada barril que contém petróleo nas plataformas de exploração, há misturas de Hidrogênio e Carbono, formadas em todas as combinações possíveis. Após separar as moléculas do “Petróleo Bruto”, pode-se criar grandes formas de energia, como o Diesel, e o que resta são materiais químicos básicos, chamados de “matérias primas”.

A Petrobras é a atual empresa brasileira de exploração e refino de petróleo, que encontrou combustíveis fósseis na camada de pré-sal na Bacia dos Santos, no Rio de Janeiro. A primeira extração do pré-sal brasileiro aconteceu em 2009, no campo de Tupi, a bacia dos Santos, no Rio de Janeiro, onde se localiza o novo navio-plataforma chamado Cidade Angra dos Reis. O Cidade de Angra dos Reis tem capacidade para processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Diferentemente da Petrobras, a californiana Chevron (Antiga Texaco) no Equador, extrai o petróleo de florestas tropicais, pois alguns dos mais promissores depósitos de gás natural e petróleo estão debaixo dessas florestas. O Oriente Equatoriano abrigava vários tipos de povos e animais, que foram expulsos com a exploração petrolífera da Chevron, e um descuido técnico, resultou no despejo de 20 bilhões de subprodutos em áreas navegáveis, e contaminou drasticamente o Oriente Equatoriano, com resíduos tóxicos, afetando a vida dos animais.

Os gastos com investimentos em tecnologia são altíssimos e devem apresentar resultados eficazes. O maior fator desafiante é o aumento drástico do preço do petróleo, e em segundo lugar, parece que, recentemente, as maiorias das reservas de petróleo em funcionamento são de petróleos mais pesados do que aqueles anteriormente explorados. As condições encontradas para a exploração do petróleo na camada pré-sal apresentam situações como pressão da coluna de água, a acidez e as baixas temperaturas, que podem danificar componentes, prejudicando a extração. Outro fator complicador é a distância entre a costa e os poços de perfuração da camada pré-sal (300 km), necessitando de alternativas que realizem o transporte rápido e eficiente de pessoas, materiais e equipamentos. Mas o maior desafio é o ambiental. Os depósitos do pré-sal contêm uma grande concentração de CO2, bem superior à de reservas em águas mais rasas. Portanto, sua exploração, de forma inadequada, pode contribuir para o aquecimento global, visto que o dióxido de carbono é um dos grandes vilões desse processo.

Mesmo sendo uma rica fonte de energia, com baixa necessidade de mão de obra, e com boa mobilidade para o armazenamento e transporte, o petróleo pode ser um grande vilão, pois, a exploração dele pode causar grandes danos ambientais, como vazamentos nos oceanos. O petróleo realmente está presente no mundo atual, e deve-se dar valor a ele, pois ele é finito, e quando se tornar escasso, o mundo que se conhece hoje, não será mais o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com