O Projeto de Ensino Horta na Escola
Por: Solange Nunes • 11/9/2021 • Projeto de pesquisa • 4.269 Palavras (18 Páginas) • 309 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
GEOGRAFIA - LICENCIATURA
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Betim/MG
2021-2
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 7
5 PROBLEMATIZAÇÃO 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 10
7 METODOLOGIA 13
8 CRONOGRAMA 14
9 RECURSOS 15
10 AVALIAÇÃO 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O Projeto de Ensino em Geografia busca levar os alunos e a comunidade escolar a conscientizar-se sobre a importância da horta escolar pela saúde, educação alimentar e ambiental.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender.
Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educando, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
Atualmente as escolas vêem desenvolvendo ações voltadas à
coletividade para as questões ambientais, nutricional e de formação integral do
indivíduo. Dentre essas ações, podemos destacar a horta escolar, pois, através
desta pode-se desenvolver atitudes e competências que permitam ao cidadão
apresentar ações de preservação do meio ambiente, seja na valorização da
produção de alimentos sem agrotóxico, cuidados com a saúde e valorização da vida
e da natureza. Para se ter a vivencia na pratica é preciso realizar atividades que levam o individuo ao entendimento, promovendo o ensino aprendizagem.
Neste sentido, Cribb (2010) ressalta que as atividades realizadas na
horta escolar têm como propósito levar os alunos a refletir sobre seus hábitos
alimentares, incentivar o reaproveitamento de matéria orgânica para preparação do
solo no cultivo de hortaliças, além de conscientizar sobre o perigo que o uso do
agrotóxico pode causar a saúde humana e o meio ambiente.
Diante disso, pode-se destacar que as atividades da horta escolar tanto podem ser trabalhadas em aulas teóricas sendo possível abordar princípios,
conceitos, histórico da agricultura, educação ambiental e alimentar, quanto em aulas
prática que visam plantio, cultivo e cuidados com as hortaliças.
TEMA
O tema escolhido foi
Educação Ambiental – Horta na Escola
voltada a um projeto sobre horta na escola, pois sabemos que a escola não é responsável somente pela formação acadêmica, é importante investir em uma educação completa, que desenvolva as crianças por inteiro, trabalhe suas habilidades socioemocionais e o senso de responsabilidade.
E, para isso, uma boa sugestão é criar uma horta na escola, uma simples hortinha pode ser uma grande ferramenta no desenvolvimento infantil. Afinal, além de colocar os alunos em contato com a natureza, por meio dela também é possível criar um senso de responsabilidade maior nas crianças. Assim, a escola é capaz de formar pessoas mais completas, empáticas e com senso de coletividade. Um dos motivos mais claros para criar uma horta na escola é apresentar para as crianças e adolescentes a origem dos alimentos, perceberem o esforço e cuidados necessários até que o alimento chegue à mesa. Outro fator importante é que, ao colocar a criança para cuidar de uma horta, ela aprende a ter mais cuidado com o meio ambiente.
Não há uma maneira melhor de desenvolver o senso de sustentabilidade do que colocando o aluno em contato com a natureza e mostrando, na prática, a diferença que ele pode fazer desenvolvendo seu senso de responsabilidade, observar as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos e o benefício de consumir alimentos orgânicos promovendo uma alimentação saudável.
Esse tema trabalha a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta. Entre os princípios e objetivos, vemos a grande importância da educação ambiental fazer parte da atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.
Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.
No ambiente escolar, ela possui grande importância visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. Articulada com as disciplinas obrigatórias do currículo escolar, a educação ambiental tem sido cada vez mais abordada no espaço escolar.
JUSTIFICATIVA
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, podendo abranger vários grupos, na escola e na comunidade.
Sendo a agricultura um dos principais fatores da configuração do espaço geográfico brasileiro, tornam-se imprescindíveis reflexões sobre esta temática, pois, sabendo-se que uso adequado do solo é um fator de extrema importância para o sucesso de muitas economias ao redor do mundo, faz-se necessário trazer esta questão para o âmbito escolar. Estimulando o cultivo de hortaliças em seus lares, colaborando assim para uma educação ambiental que promova a redução de despesas e prevenção de doenças provocadas pela ingestão de alimentos cultivados com agrotóxicos, sendo esta uma questão sócio-ambiental. Conhecimento sobre solo, posição do sol e agricultura sustentável.
...