O USO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Por: Najla Magalhaes • 17/10/2021 • Projeto de pesquisa • 5.121 Palavras (21 Páginas) • 278 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
GEOGRAFIA - LICENCIATURA
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
CAXIAS
2021
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 7
4 OBJETIVOS 8
5 PROBLEMATIZAÇÃO 9
6 REFERENCIAL TEÓRICO 10
7 METODOLOGIA 16
8 CRONOGRAMA 18
9 RECURSOS 19
10 AVALIAÇÃO 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
O ensino de Geografia é extremamente importante para a educação dos estudantes, pois auxilia na compreensão e na análise das transformações que ocorrem no espaço geográfico, à medida que passamos a entender a realidade em que vivemos. Com isso, somos capazes de interpretar as relações existentes entre o homem e meio físico.
Por muito tempo a Geografia foi vista como uma disciplina meramente decorativa embasada somente em informações que precisavam ser memorizadas, ou seja, pautada no conteúdo sem haja um vínculo aos sujeitos e suas práticas. Permeando sobre ela o viés histórico sobre as práticas escolares, mostrando-se um ensino ultrapassado e incapaz de suprir as necessidades atuais do ensino de Geografia.
No entanto, observa-se um avanço no ensino de Geografia, aonde a mesma vem passando por várias transformações, principalmente no que tange ao seu ensino. E um ponto que merece ser destacado está relacionado ao ensino da Cartografia.
A Cartografia nos possibilita conhecer melhor o mundo no qual vivemos. Pois passamos a enxergá-lo de forma diferente, uma vez que através das nossas percepções cotidianas, podemos contextualizar o aprendizado de Cartografia.
Nesta perspectiva, o professor enquanto mediador das situações de aprendizagem precisa fazer o uso dos meios necessários para que haja um entendimento maior sobre os assuntos de Cartografia. E usar as tecnologias que estão disponíveis tornará as aulas mais prazerosas além conseguir um aprendizado mais efetivo.
Tais considerações direcionam essa proposta como uma sugestão de ensino de Cartografia de maneira mais dinâmica e eficiente, apoiando-se em metodologias que propiciem ao aluno maior possibilidade de aprendizado, através de aulas mais interativas e uso de novas tecnologias.
TEMA
O tema proposto por este projeto é o ensino de Cartografia. Ela é uma ciência voltada para a representação da superfície terrestre de forma gráfica e generalizada. Com isso, ela disponibiliza a Geografia importante ferramentas que se ocupa em explicar da melhor maneira possível os eventos, fenômenos e processos que atuam sobre a superfície terrestre.
A Cartografia é o “Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utilização” (Oliveira, 1993, p. 84). Portanto, dentro de ensino de Geografia, a Cartografia se faz um elemento essencial para a localização e representação de diversos fenômenos relacionados ao espaço. E ao se apropriar desse conhecimento o aluno adquire um olhar mais crítico frente ao espaço em que vive.
Para Castellar (2011) a cartografia escolar é uma opção metodológica, podendo ser utilizada em todos os conteúdos da Geografia, não somente para identificar países, mas também para entender as relações entre eles, os conflitos e a ocupação do espaço, a partir da interpretação e leitura de códigos específicos da Cartografia. Com isso ela proporciona ao aluno uma leitura do mundo que o cerca. Simielli (2003) propõe que:
Para a alfabetização cartográfica a partir do sexto ano do ensino fundamental divide-se em dois eixos. No primeiro, trabalha-se com documentos cartográficos já elaborados os quais os alunos devem realizar uma leitura que ultrapasse a localização dos fenômenos. Ao final desse processo tem-se um aluno leitor crítico. No segundo eixo, o aluno participa ativamente de atividades de mapeamento, resultando em um aluno mapeador consciente.
Desta forma, ao trabalhar a Cartografia desse modo acaba por desmistificar a ideia de que está relacionada apenas ao uso de mapas, mas também como um meio de comunicação capaz de alfabetizá-los cartograficamente. Por esse motivo compete ao professor tornar esse aprendizado mais dinâmico com a utilização de recursos que sejam atraentes aos alunos.
2 JUSTIFICATIVA
A Cartografia é abordada dentro do ensino de Geografia e ocorre durante toda a educação básica. Durante esse período o aluno se apropria de técnicas cartográficas nas quais representa suas vivências através de mapas, croquis, cartas, etc. Nesta perspectiva é relevante para o cotidiano da criança, do adolescente e do adulto, pois essa aprendizagem cartográfica percorre por todas as fases pela quais passa o homem.
Vivemos em um mundo cada vez mais moderno, e a forma de ensinar não poderia ficar distante desse modernismo. Ensinar nos dias atuais vai muito além da velha educação bancária estudada por nós até pouco tempo atrás. Orientar-se no espaço, localizar-se nele, saber interpretar um mapa através de uma representação gráfica, são informações essenciais para os dias atuais, portanto, cabe ao professor possibilitar ao educando essas informações. Mas infelizmente não é isso que acontece, uma vez que:
A geografia conteudista, mnemônica, que ainda é ensinada produz um apartamento entre estas experiências geográficas do sujeito e os conhecimentos geográficos sistematizados e ensinados nas escolas. Muitas vezes, a geografia que se ensina parece não estar vinculada à vida dos sujeitos, apresentando-se somente como uma lista de lugares, nomes, formas que precisam ser decoradas e devolvidas durante o momento da prova. (GIROTTO, 2015, p.72)
...