A Importância do uso dos mapas no ensino da geografia
Por: nosleon • 2/9/2018 • Trabalho acadêmico • 5.323 Palavras (22 Páginas) • 941 Visualizações
RESUMO
A presente pesquisa intitulada “A Importância do uso dos mapas no Ensino da Geografia”, tem como objetivo analisar as dificuldades dos alunos na aprendizagem da Cartografia no Ensino Fundamental e demonstrar a importância da utilização dos mapas como meio facilitador da aprendizagem no ensino da Geografia, a fim de identificar as dificuldades dos discentes em aprender a Cartografia e levantar informações para comprovar a eficiência do uso dos mapas na absorção do conhecimento dos alunos. A ideia central é mediar a construção do conhecimento do aluno, orientando-o para que saiba ler e interpretar um mapa, tendo como fruto a produção de interpretações reais do mundo. As informações sobre a importância do uso dos mapas no ensino da Geografia se deram através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário, para uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Carlos Chagas - MG, com o intuito de verificar a percepção dos alunos sobre o assunto. Nesse sentido, observou-se que a maioria dos alunos tem dificuldade na compreensão do que é a Cartografia, notando-se assim, uma deficiência no que tange os instrumentos que são primordiais na prática de leitura e interpretação de mapas. Destarte, pode-se considerar o mapa como uma ferramenta ímpar para o ensino da Geografia. A sua utilização contribui para maior compreensão da dinâmica física do espaço, no qual terá que ser bem utilizado em sala de aula contribuindo para a evolução do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Cartografia, Espaço geográfico, Mapas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................6
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................8
2.1 Como auxiliar os alunos a ler mapas para melhor entender o espaço geográfico.........................................................................................................10
2.2 O professor de Geografia e o ensino de cartografia...................................11
2.3. A cartografia na vida do aluno ...................................................................12
2.4. Um olhar sobre a Geografia no Ensino Fundamental ..............................14
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................................16
3.1. Técnicas Utilizadas....................................................................................16
3.2. Caracterização da amostra........................................................................17
3.3. Tratamento dos Dados...............................................................................17
4. ANÁLISES DOS RESULTADOS .................................................................18
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................22
REFERÊNCIAS.................................................................................................24
ANEXOS............................................................................................................26
1. INTRODUÇÃO
A Cartografia é a ciência responsável pela reprodução do espaço geográfico, sendo o mapa uma das suas representações. Esse instrumento cartográfico é definido como a representação gráfica da Terra ou de parte dela em uma superfície plana. É um recurso de suma importância e de grande utilidade para o ensino da Geografia, pois favorece o entendimento da organização do espaço geográfico. A Cartografia por possibilitar diferentes formas de representação do espaço se torna um recurso fundamental para o ensino da Geografia.
A metodologia de ensino da Geografia no campo da cartografia requer do docente a utilização do mapa para lecionar, mas, no início do sistema de ensino este conteúdo era pouco abordado, consequentemente o uso dos mapas era inexistente. Sendo assim, o conhecimento se dava somente através da memorização dos conteúdos.
Ao longo do desenvolvimento da educação foi-se elaborando vários mapas (local, regional, estaduais, etc...) em materiais diferenciados que favorecia o seu entendimento. Apesar de possuir esse material, as escolas fazem pouco uso ou até mesmo ignoram a sua utilidade fazendo somente o uso do livro didático, (FRANCISCHETT, 2010).
A utilização dos mapas em sala de aula incentiva o aluno a interpretar as suas informações, fazendo as conexões com a realidade do ambiente estudado. Baseado nessa necessidade de ensino é necessário que se faça adaptações na proposta metodológica para a compreensão dos mapas geográficos. A partir de quais meios pode se comprovar a eficiência da utilização do elemento cartográfico no aproveitamento estudantil no Ensino Fundamental?
Uma das grandes funções da Geografia está em facilitar ao aluno uma compreensão da espacialidade dos fenômenos, a formação de uma consciência espacial visando uma atuação autônoma, crítica e transformadora do mundo em que vive. Observa-se que isto não vem ocorrendo no ensino, o qual se depara com um grande desafio de alfabetizar cartograficamente alunos da Educação Básica. Nota-se que os alunos estão concluindo os anos escolares sem noções cartográficas básicas, implicando em seres que não sabem se colocar e se localizar no espaço em que vive. Esses fatores são preocupantes, pois, influenciam negativamente na construção do conhecimento espacial do estudante, na forma de se reconhecer parte integrante e modificador do mundo em que vive.
O estudo realizado tem como objetivo analisar as dificuldades do aluno na aprendizagem da Cartografia no Ensino Fundamental e demonstrar a importância da utilização dos mapas como meio facilitador de aprendizagem no ensino da Geografia, a fim de identificar as dificuldades dos discentes em aprender a Cartografia e levantar informações para comprovar a eficiência do uso dos mapas na absorção do conhecimento dos alunos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Todo professor de Geografia, segundo Pena (2015)
...