O grande desafio do século o lixo
Por: 09121987 • 16/5/2017 • Artigo • 6.970 Palavras (28 Páginas) • 236 Visualizações
FAS
SILVIO SANTA CRUZ
O LIXO
Sete Quedas
2016
Silvio Santa Cruz
[pic 1]
Silvio Santa Cruz
O Lixo
Relatório final, apresentado a Universidade FAS, como parte das exigências para a obtenção do título de Pós Graduação em Reengenharia de projetos educacionais.
Orientador: Prof. Dr. Maria Tamhurreli
Sete Quedas
2016
A COLETA, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DO LIXO URBANO NO MUNICÍPIO DE SETE QUEDAS – MS
SANTACRUZ, Silvio[1]
RESUMO: Com um embasamento teórico objetivo e conciso e uma pesquisa de campo, este artigo busca analisar criticamente a situação do lixo domiciliar no Brasil, no mundo e no município de Sete Quedas - MS. Está estruturado de maneira que permite expor com clareza a realidade do lixo doméstico na atualidade e a necessidade de uma nova consciência, já que não é possível haver um futuro sustentável com o modelo consumista vigente. Tal trabalho mostra a necessidade de consumir menos lixo ou reaproveitar no máximo os resíduos descartáveis, mas o que se verifica é que o consumo aumenta a cada dia mais, sendo este resultado do desenvolvimento das cidades, onde melhoram as condições socioeconômicas da população, que passam a consumir mais e, consequentemente, a gerar mais lixo. Relata sobre a verdade de que o homem nunca para de produzir lixo, exigindo que se criem formas de transformar esses resíduos, principalmente no município pesquisado. Esta é a grande preocupação, uma vez que a natureza em si é a extensão do próprio homem. Devem-se usar todos os meios para humanizar a natureza, transformá-la e naturalizá-la, por enquanto a sociedade procura de forma lenta responder a natureza. É possível que as perdas ambientais não compensem os valores monetários ganhos, logo, faz-se necessário sempre que possível uma avaliação ecológica e de viabilidade ambiental quando houver a necessidade de levar em frente determinados projetos que gerarão toneladas de lixo, como também desenvolver dispositivos que permitam controlar, destinar corretamente e eliminar o lixo tanto na cidade estudada como no Brasil todo.
Palavras-chave: lixo, consumo, destinação, meio-ambiente
1. INTRODUÇÃO
A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens gera uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento é um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.
Este assunto é extenso e importante, devendo ser debatido constantemente, porque são muitas as causas de agressões ao meio ambiente, principalmente quando não se tem um controle eficiente e eficaz a adequada condução do serviço de limpeza urbana tanto do ponto de vista sanitário, como também econômico-financeiro, social, estético e de bem-estar.
Hoje, este tema atrai a atenção de muitos, mas a prática de ações ambientais sérias, ainda é realizada por poucos. O fato é que a realidade do Brasil e do mundo é preocupante quando o assunto é lixo. É necessário primar pela qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e a própria sobrevivência da humanidade em longo prazo.
Na atualidade são inúmeras as reuniões, encontros, congressos e conferências organizadas pelos poderes públicos a fim de desenvolver ações e projetos a respeito do destino do lixo, isso se deve ao fato de que no mundo contemporâneo se o lixo não for o maior problema da humanidade é um deles, uma vez que o destino (fim) do lixo é uma necessidade de todas as sociedades.
O presente trabalho está fundamentado em levantamentos teóricos e pesquisa de campo, onde se procedeu a uma análise minuciosa de diversos autores e estudos relacionados ao lixo na área urbana no município de Sete Quedas - MS, com exclusividade nos domicílios. O artigo está estruturado de maneira que permite expor com clareza a realidade do lixo doméstico na atualidade e a necessidade de uma nova consciência, uma vez que não é possível haver um futuro sustentável com o modelo de vida existente nos dias atuais.
Pretende-se com o mesmo, abordar sobre o lixo doméstico, a sua coleta, transporte, destino e reaproveitamento, expondo-o como um trágico fator ambiental que ainda é tratado com pouco caso pela maioria dos brasileiros, buscando expor o que pensam autores sobre o tema e o que deve ser feito para minimização dos seus efeitos, pois a solução da destinação correta do lixo se tornou um dos grandes desafios das metrópoles.
Este artigo tem como abordagem inicial um estudo de revisão literária objetivando explanar sobre o lixo domiciliar, sua coleta, seu transporte, seu armazenamento e seu reaproveitamento. Nesta etapa foram visitados os acervos disponíveis para seleção do material bibliográfico nas bibliotecas do município e a realização de leituras de fundamentos teóricos e seus respectivos registros que passaram por uma análise reflexiva antes do início.
Após esta fase houve uma pesquisa de campo no município, onde foram entrevistados os responsáveis pela coleta, transporte e armazenamento do lixo urbano no município e também visitas ao local onde é depositado o lixo coletado, podendo por fim expor sucintamente a respeito dos benefícios que o tratamento do lixo domiciliar de uma maneira correta traz à população e as consequências provocadas pelo uso inadequado dos resíduos domésticos, quando expostos ao meio ambiente sem qualquer cuidado.
2. O LIXO
Muitas vezes defende-se que se deve preservar o meio ambiente, mas raramente isso está acontecendo, muitos indivíduos, não tem consciência do mal que estão causando no nosso planeta. A minoria da humanidade sabe distinguir o lixo para a coleta de reciclagem. Muitas empresas, ainda não se conscientizaram da necessidade de reaproveitamento do lixo e que o meio ambiente deve ser preservado.
Poucos rótulos de alimentos vem orientando, como e o que fazer com papéis, caixas, litros e outros materiais descartáveis. Além disso, as poucas orientações ainda não são seguidas pelos consumidores, e estes devem se conscientizar, para que assim todos tenham uma vida e um ambiente saudável.
...