O que é valor característico de resistência?
Por: Thiago Giovani Mattozo • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 2.945 Visualizações
3.10.1. Por que os resultados de resistência obtidos dos ensaios padronizados de amostras de madeira não podem ser diretamente utilizados como tensões resistentes no projeto de peças estruturais?
Resposta: Como a resistência depende de alguns fatores como: teor de umidade; tempo; duração de carga; e ocorrência de defeitos. Não pode ser utilizado direto a resistência calculada com base nos 12% de umidade. Mas também a resistência das peças de madeira sofre influência de acordo com a posição no tronco devido a espessura e forma das fibras, espécie da árvore e potenciais defeitos de formação.
3.10.2. O que é valor característico de resistência?
Resposta: Este valor corresponde a 5% da distribuição de probabilidade que melhor se ajusta aos valores obtidos nos ensaios realizados. A determinação experimental deste valor depende de vários fatores dentre eles o número de ensaios realizados e a variabilidade dos resultados sob condições específicas.
3.10.3. Caracterizar os diagramas tensão × deformação da madeira em tração e compressão paralelos às fibras obtidos de amostras sem defeitos relacionando-os à microestrutura da madeira.
Resposta:
Figura 3.5 b - Ensaio de tração paralela às fibras.
Os corpos de prova possuem uma área da seção transversal maior nas extremidades em relação a posição central do corpo de prova para garantir que a ruptura ocorra nessa região e evitar o acumulo de tensão próximo as garras que nos daria resultados incoerentes com os verdadeiros.
O gráfico de tração nos mostra um regime linear do início até próximo a tensão de ruptura, ocasionando então uma fratura frágil (repentina). Enquanto que o gráfico de compressão possui menor resistência e maior ductibilidade até a ruptura total.
3.10.4. Como os defeitos afetam a resistência de peças estruturais de madeira?
Resposta: Os nós tem efeito predominante na redução de resistência a tração, reduzindo também em menor escala a resistência a compressão. Defeitos decorrentes de secagem e decomposição diminuem a resistência. A presença de fibras reservas reduzem a resistência de uma peça estrutural, especialmente nas partes tracionadas. As fendas e ventas têm influência pronunciada na resistência da madeira ao cisalhamento paralelo às fibras. No caso de colunas, sujeitas a cargas de compressão axial ou de pequena excentricidade, a influência das fendas e ventas é secundária.
3.10.5. Como variam as propriedades de resistência da madeira em função do seu grau de umidade?
Resposta:
Figura 3.10 - Variação da resistência da madeira com o grau de umidade.
De acordo com a figura 3.10, conforme a umidade aumenta, a resistência diminui até o ponto de saturação das fibras com 25% de umidade. Acima deste ponto, a resistência permanece praticamente constante. As propriedades começam a aumentar quando a umidade fica abaixo de um valor médio de 25%, resultado da perda de água proporcionando uma redução de volume e aumento do peso específico. Podemos aproximar um aumento linear da resistência com a diminuição da umidade.
3.10.6. Explique o fenômeno de fluência de um material e comente suas consequências em um projeto de viga sob ação de carga permanente.
Resposta: Por ser um material viscoelástico,
...