OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIA RECURSOS
Por: gabrielvictorino • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 713 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PLANO DE AULA
DATA: 05/07/2014
DIA DA SEMANA: SEXTA-FEIRA
• TEMPO: 100 minutos Nº DE AULAS: 02
SÉRIE: 3º ANO
ESCOLA: ESTADUAL IZANETE VICTOR DOS SANTOS PROFESSOR:
• ANTONIO DE OLIVEIRA
COMPONENTE CURRICULAR:
• GEOGRAFIA
TURNO: NOITE
OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIA RECURSOS
GERAL: Conhecer como a tecnologia moderniza a agricultura e a pecuária nos processos produtivos melhorando a produção de alimentos.
ESPECÍFICO: Identificar os principais fatores que interferem no desenvolvimento da produção agrícola.
Perceber como a agropecuária extensiva se difere da agropecuária intensiva no uso de técnicas e mão de obra.
• TEMA: A GRICULTURA, NATUREZA E TECNOLOGIA.
Algumas áreas que apresentam curto período de iluminação, baixos índices pluviométricos, clima excessivamente frio ou topografia acidentada não são próprios para a agricultura. Os fatores hipsométrico (altitude), higrométrico (excesso ou insuficiência de água) e pedológico (solo com acidez excessiva) entre outros devem ser considerados nos estudos dos diferentes arranjos do meio rural.
Na maioria dos países subdesenvolvidos não industrializados a produção rural ainda é predominante e os índices de urbanização são baixos. dados mostram que em 2007, em muitos países da África e Ásia a população rural ultrapassava 80º% da população total. Uma parcela dos países periféricos conta com intensa urbanização em virtude do elevado ÊXODO RURAL, que se deve, entre outros fatores, ao baixo padrão de vida no campo.
A modernização da agropecuária no período técnico-científico, além do grande emprego de técnicas e capitais, caracteriza-se pela integração ao conjunto da economia: ao setor industrial, aos mercados e a pesquisa científica.
Como atividade econômica a agropecuária, apresenta diferenças quanto a maior ou menor utilização das terras, energia mão de obra e capitais. A agropecuária extensiva utiliza mão de obra pouco especializada e conta com o capital baixo; por ser praticada em grandes áreas tendo como fator mais importante a terra. Por outro lado na agropecuária intensiva, o capital predomina; há grandes investimentos em mecanização; utilização de técnicas modernas e o uso de mão de obra qualificada, tendo cultivo de plantas e criação de animais quanto o processamento e transporte dos produtos, demandam grande fluxo de energia, com maior produtividade. AULA EXPOSITIVA;
1ª PARTE: Dinâmica: Perguntas referentes ao tema.
2ª PARTE: Metodologia.
De posse do plano de aula o professor escreverá o conteúdo no quadro branco relacionado ao tema. Feita essa etapa fará uma breve explanação sobre o tema mencionado, extraindo dos alunos suas experiências do cotidiano e após aplicará um exercício de fixação para melhor compreensão do assunto abordado.
AVALIAÇÃO: será continua através da participação dos alunos e observando-se o empenho de cada um deles na resolução de exercício de fixação.
HUMANOS: Professor e Alunos.
DIDÁTICO: Quadro branco, pincel, apagador, internet, computador e data show.
ESPAÇO UTILIZADO: ( X ) Sala de aula, ( ) Área verde, ( )Pátio, ( ) Quadra de esporte ( ) Piscina
OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR DA TURMA:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
...