Oligopolios
Resenha: Oligopolios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: geo.com • 13/3/2014 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 836 Visualizações
oligopólio significa a união de empresas que promovem a colocação de determinado produto ou serviço no mercado, controlando a disponibilidade dos mesmos e manipulando os preços praticados.
Recentemente existem formas distintas de práticas monopolistas, são elas:
• Truste: corresponde a um tipo de oligopólio que se desenvolve a partir da junção de um grupo de empresas distintas que se tornam um único corpo empresarial, desse modo agrupam também os capitais com a finalidade de dominar um determinado mercado, controlando a oferta de produtos no mercado e os preços.
• Cartel: ocorre quando um grupo de empresas que atuam em um mesmo seguimento produtivo se une e traça acordos com a finalidade de controlar ofertas e preços de produtos, nesse caso as empresas permanecem independentes.
• Holding: é uma expressão da língua inglesa que significa sociedade gestora de participações sociais. O holding é desenvolvido quando ocorre a união de várias empresas, no qual, uma dessas figura como a responsável pela administração e controle das outras, esse poder é concedido por meio da concentração de ações das corporações empresariais. Nesse contexto não há atividade produtiva, se limita a administrar e elaborar políticas, além de controlar todo o setor financeiro de suas subsidiárias.
http://www.mundoeducacao.com/geografia/tipos-monopolio.htm
Tendência do mercado de telecomunicações é de oligopólio
O Brasil é um exemplo claro da tendência do mercado mundial de telecomunicações, cada vez mais concentrado nas mãos de poucas empresas. Esse cenário de oligopólio limita a competição e as opções dos consumidores na hora de escolher o seu provedor de banda larga.
“A oferta do acesso à banda larga é exageradamente concentrada, sobretudo considerando que a prestação do serviço está sujeita ao regime de livre concorrência”, afirma estudo do Ipea de 2009.
Segundo dados da consultoria Teleco, que acompanha trimestralmente o mercado de banda larga no país, 92% das conexões são fornecidas por apenas quatro empresas: Oi, NET, Telefônica e GVT.
...