Origem das rochas
Por: Pato09 • 4/5/2015 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Origem das rochas
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.
Composição das rochas
A composição química das rochas é um assunto muito complexo. Contudo, tomando-se como referência sua acidez (% de sílica), podem ser classificadas em ácidas, básicas, neutras e ultrabásicas. Com relação à condição da estrutura cristalina, podem ser divididas em holocristalina, holoialina, criptocristalina e hipocristalina. Quanto à textura, podem ser granular, porfiróide (microlítica e microgranular) e vítrea.
Tipos de rochas
Rochas Magmáticas ou ígneas: estas são originadas através de materiais em estado de fusão que se solidificam por arrefecimento. Exemplo: os minerais feldspatos, a mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc.
Rochas Sedimentares: As rochas sedimentares fazem parte de 80% da superfície dos continentes, surgem nas zonas profundas da litosfera (crosta terrestre). A sua formação dá-se a partir de processos físico – químicos que sofrem os agentes destrutivos. Exemplo: Arenito, argilito, varvito, etc.
Rochas Metamórficas: Estas passam por mudanças e têm origem nas rochas magmáticas, sedimentares e também metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original. Exemplo: ardósia, gnaisse, mármore, xisto, etc.
Utilização das rochas
Industria da relojoaria, construção de monumentos, fabrica de tijolo e telha, fabrica de vidro, pavimentação de ruas, construção civil, fertilização do solo (calcário), etc.
...