Os Exercícios Globalização
Por: Vivi Lee • 16/9/2020 • Abstract • 965 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1] | Lista de exercícios 1 Prof.ª Miquelina Ap. Deina |
Valor: Nota Alcançada: | |
Turma: 2º Ano Data: | |
Aluno (a): |
1. “As duas grandes guerras mundiais deixaram marcas que podem ser percebidas até os dias atuais. Nos dois acontecimentos, a Alemanha teve um papel fundamental – a derrota massacrante na primeira levou a uma realidade que motivou a segunda guerra”.
http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/09/duas-grandes-guerras-sao-unidas-pela-historia-da-alemanha.html. 26/09/2013.
Descreve as principais causas e consequências da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais.
2. Conforme sabemos, os preparativos da Primeira Guerra Mundial já aconteciam ao longo do século XIX. Partindo dessa premissa, responda:
a) Indique a relação existente entre o imperialismo e a deflagração da Primeira Guerra Mundial.
3. Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.
4. Leia os textos a seguir.
Se a bomba fugir ao controle, se não aprendermos a conviver, para que a ciência venha a trabalhar para nós e não contra nós, nosso futuro é certo. As cidades dos homens irão desaparecer da face da terra.
(MORRISON, Philip. Se a bomba fugir ao controle. 1946. In: MARSTERS, Dexter; WAY, Katharine (Orgs.). Um mundo ou nenhum: um relatório ao público sobre o pleno significado da bomba atômica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. p.37.)
É de se esperar que conflitos de interesse entre as grandes potências venham a surgir no futuro da mesma forma como surgiram no passado, e não existe no mundo uma autoridade com o poder de adjudicar esses conflitos [...] As negociações têm lugar à sombra do poderio militar que as grandes potências conseguem reunir; [....]. enquanto esse estado de coisas vigorar, o perigo de guerra estará presente. Contra esse cenário, a existência das bombas atômicas aumenta ainda mais o risco de guerras virem a ocorrer. Se dois países – usemos como exemplo os dois mais poderosos, os Estados Unidos e a Rússia – acumularem grandes estoques de bombas atômicas, é provável que uma guerra venha a eclodir mesmo que nenhum deles deseje lutar.
(SZILARD, Leo. Seria possível evitar uma corrida armamentista por meio de um sistema de inspeções? 1946. In: MARSTERS, Dexter; WAY, Katharine (Orgs.). Um mundo ou nenhum: um relatório ao público sobre o pleno significado da bomba atômica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. p.181-182.)
a) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o tema, descreva as principais causas e consequências da Guerra Fria.
b) Cite e descreva quatro importantes conflitos indiretos que ocorreram durante a Guerra Fria.
c) A partir dos textos, analise as relações entre desenvolvimento científico, tecnologia e poder no mundo contemporâneo.
5. “Foi um colapso espetacular, que deixou o mundo perplexo e cujas ondas de choque ainda são sentidas 25 anos depois. Como a União Soviética, uma superpotência integrada por 15 repúblicas, desmanchou-se de forma tão rápida e inesperada em dezembro de 1991? Como o bloco socialista, dono de enorme influência política, ideológica, econômica e tecnológica, e que marcou a história do século 20, deixou de existir quase de um dia para outro?”.
Max SeitzBBC Mundo, 25 dezembro 2016. http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38391137
a. Comente os principais motivos que levaram o império soviético à ruína de maneira surpreendente.
6. “Ordem mundial é o contexto das relações políticas estabelecidas entre Estados em determinado momento histórico. Quem determina a ordem são as potências, que encaminham os procedimentos nos campos da política e da economia mundial [...]”.
Moreira e Sene. Livro didático. p. 26.
Com base na afirmação acima e nos seus conhecimentos, o que diferencia a nova ordem mundial dos anos de 1990 da antiga ordem do período de 1945 a 1991? Explique.
...