Os Impactos Ambientais Ocupação Desordenada do Povoado de Maguaza
Por: Lobjana • 11/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.199 Palavras (9 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
Salomão Teófilo Valoi
Impactos ambientais da ocupação desordenada do povoado de Maguaza
Licenciatura em Planeamento e Ordenamento do Território
Universidade Pedagógica
Maputo
2017
[pic 2]
Salomão Teófilo Valoi
Impactos ambientais ocupação desordenada do povoado de Maguaza
[pic 3]
Docente:
Prof. Doutora Suzete Lourenço Buque
Universidade Pedagógica
Maputo
2017
Índice
1. Introdução 4
1.1. Tema 5
1.2. Problema 5
1.3. Justificativa 5
1.4. Objectivos 6
1.4.1. Objectivo geral: 6
1.4.2. Objectivos específicos: 6
1.5. Hipóteses 6
1.6. Metodologias do trabalho 6
1.7. Revisão da literatura 7
1.7.1. Impactos ambientais que advém da ocupação desordenada 9
2. Orçamento para a elaboração desse projecto 10
3. Cronograma de actividades para a elaboração o projecto 11
4. Referências Bibliográficas 12
- Introdução
O crescimento exponencial da população e o desenvolvimento de diversas actividades pela procura de auto-emprego, tem feito o País como palco de grandes investimentos, sendo eles nas áreas de Infra-estruturas, Equipamentos Sociais e na Movimentação de bens, que culmina na partilha do mesmo espaço físico comum e na disputa de interesses.
Este crescimento, provoca uma preocupante situação de uso e ocupação do solo em áreas de riscos à habitação humana, que é causado pela constante retirada de mata ciliar, ameaçando a presença da população local em áreas de encostas sujeitas a erosão, assoreamento, enchentes e inundações. Não só, esta sujeita em algumas pessoas a ocupar áreas urbanas que deveriam estar protegidas em virtude de serem classificadas como áreas de protecção permanente.
Neste contexto, a rápida urbanização, associada à inexistência de planeamentos e crises económicas, provoca total desorganização no uso do solo, o que dá origem a bairros sem nenhuma infra-estrutura pelo preço da destruição de áreas verdes e rios, além de provocar a saturação dos serviços públicos.
A ocupação desordenada é resultante da ocorrência de uma conjunção de diversos factores como a falta de fiscalização por parte das autoridades públicas, que por negligência, agem somente após a ocorrência de acidentes com perdas de vidas humanas.
O Povoado de Maguaza pertencente ao Posto Administrativo de Pessene, Distrito de Moamba na Província de Maputo, é um dos exemplos de áreas que foram ocupadas de forma desordenada, como sendo fruto de um crescimento demográfico acelerado o que contribui na alteração do espaço físico.
É importante afirmar que na ocupação do espaço habitacional, ocorre de maneira irracional, sem distinção de classes sociais.
- Tema:
O tema do presente projecto, enquadra-se numa observação da vida quotidiana, sendo a destacar a:
“Impactos ambientais da ocupação desordenada, no Distrito de Moamba, posto Administrativo de Pessene, povoado de Maguaza”
- Problema
Visto que o Povoado de Maguaza, possui uma maior procura de terra, e à maior ocupação espontânea do espaço físico, decidiu-se elaborar esse projecto, com vista a minimizar os impactos da ocupação desordenada.
A Terra, possui diversos recursos atractivos sobre tudo para a actividade de construção, tem trazido impactos como é o caso de erosão, bem arrastamento das partículas finas da terra.
Nesse caso esse projecto, relacionado ao impacto da ocupação desordenada, visa responder a seguinte questão chave:
- Quais são os impactos ambientais da ocupação desordenada no Povoado de Maguaza?
- Justificativa
No Povoado de Maguaza, ultimamente verifica-se uma ocupação desordenada do espaço físico e uso insustentável dos recursos naturais, o que provoca de tal maneira assentamentos informais, por falta orientação para a ocupação do espaço físico.
Torna-se importante a elaboração desse projecto, porque vai ajudar a esclarecer e orientar na ocupação e no uso de recursos que se encontram ameaçadas pela sociedade circunvizinha do Povoado de Maguaza.
...