PICV - Interações transfronteiriças / Guaíra- Pr e Salto del Guairá Paraguay
Por: ca2294 • 19/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.360 Palavras (10 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS – CCHEL
COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA
ELDA CAROLINE GOMES DA SILVA
INTERAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS DE TRABALHO ENTRE AS CIDADES DE GUAÍRA (PARANÁ - BRASIL) E SALTO DEL GUAIRÁ (CANINDEYÚ - PARAGUAI)
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
2015
ELDA CAROLINE GOMES DA SILVA
INTERAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS DE TRABALHO ENTRE AS CIDADES DE GUAÍRA (PARANÁ - BRASIL) E SALTO DEL GUAIRÁ (CANINDEYÚ - PARAGUAI)
Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado a disciplina Monografia em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Colegiado do curso de Geografia – Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
Orientador (a): Maristela Ferrari
Prof. Discip. Monografia: José Edézio da Cunha
Marechal Cândido Rondon (PR), 2016
INTRODUÇÃO
A proposta de pesquisa se inscreve no conjunto de estudos sobre a dinâmica fronteiriça e as interações sócio-espaciais entre países vizinhos. Foi delimitada como área de estudo um segmento da zona de fronteira Brasil-Paraguai que engloba as cidades de Guaíra (Paraná-Brasil) e Salto Del Guairá (Departamento Canindeyú - Paraguai). Portanto, nossa pesquisa pretende abordar na perspectiva geográfica a fronteira, notadamente as cidades Guaíra e Salto Del Guairá como espaço social de múltiplas interações, ou seja, pensar a fronteira não somente como um espaço de controle físico do território, mas como um espaço sobre o qual se estabelecem e são passíveis de se estabelecerem inter-relações, sejam de ordens sociais, econômicas, migratórias e culturais, entre outras. O espaço é aqui concebido, de acordo com a proposta de Milton Santos (1999), como “um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações”. A noção permitirá trabalhar com a fronteira e outras categorias intrínsecas ao conceito de espaço, como:
Paisagem, configuração territorial, divisão territorial do trabalho, espaço produzido ou produtivo, rugosidades e formas-conteúdo. Da mesma maneira, e com o mesmo ponto de partida, levanta-se a questão dos recortes espaciais, propondo debates de problemas como o da região e o lugar; o das redes e das escalas [...] da racionalidade do espaço como conceito histórico atual e fruto, ao mesmo tempo, da emergência das redes e do processo de globalização [...] (SANTOS, 1999 p. 19).
Neste contexto é então possível pensar a fronteira como um espaço onde se desenvolvem e são passíveis de se desenvolver inúmeras interações transfronteiriças, sobretudo entre cidades gêmeas e cidades pares. São justamente essas especificidades que aqui nos interessam, ou seja, compreender como se estabeleceram e ainda hoje se estabelecem interações transfronteiriças, sobretudo as de trabalho entre as cidades de Guaíra e Salto Del Guairá na fronteira Brasil-Paraguai.
JUSTIFICATIVA
Enquanto na geografia clássica fronteira e limite eram vistos como sinônimos, contemporaneamente a noção de fronteira é reconhecida não apenas como espaço das descontinuidades, mas também como espaço de interações sociais, culturais e econômicas. No Brasil, o conceito de fronteira também aponta para um espaço de interação, “[...] uma paisagem específica, espaço social transitivo, composto por diferenças oriundas da presença do limite internacional, e por fluxos e interações trasfronteiriças” (BRASIL, 2005, p. 21).
Guaíra e Salto del Guairá são duas cidades localizadas próximas as margens do Rio Paraná, Rio esse que desenha a linha limite entre Brasil e Paraguai. Segundo IBGE, a lei estadual n.º 790 criou o Município de Guaíra, em 14 de novembro de 1951. A partir desta data foram diversas as mudanças e instalações ocorridas. Este município conta hoje com aproximadamente 32.190 mil habitantes, onde predominam relações de comércio e turismo. Salto del Guairá é sede da Governadoria do Departamento de Canindeyú, localizada no Paraguai, sendo fundada em 29 de julho de 1963. Salto del Guairá possui aproximadamente 40.000 habitantes, destaca-se desde 2008 por ser um forte polo turístico de compras e em constante crescimento. Salto del Guairá recebe diariamente estrangeiros em busca de variedades no comércio paraguaio. Daí a relevância do estudo aqui proposto no sentido de compreender que interações transfronteiriças vêm se estabelecendo desde o começo do século XXI, especificamente em 2008 período quando se constata a implantação de inúmeros comércios voltados a atender, notadamente brasileiros oriundos de distintas escalas. Essas transformações indicam que há forte relações de trabalho entre as duas cidades. São justamente essas especificidades que aqui nos interessam estudar.
OBJETIVOS(S)
Objetivo Geral:
Analisar interações transfornteiriças de trabalho formal e informal entre as cidades de Guaíra (Paraná - Brasil) e Salto Del Guairá (Canindeyú - Paraguai).
Objetivos específicos:
Compreender como se deu a formação territorial das cidades de Guaíra e Salto Del Guairá;
Analisar como se estabeleceram e ainda se estabelecem interações transfronteiriças de trabalho entre as cidades de Guaíra e Salto Del Guairá;
Investigar a natureza e avaliar o papel das interações transfronteiriças entre as cidades de Guaíra e Salto Del Guairá situadas num segmento da fronteira brasileiro-paraguaia;
...