PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Por: Vandewrslyke77 • 2/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.050 Palavras (13 Páginas) • 836 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM
AMBIENTE NÃO ESCOLAR
SÃO PAULO
2019
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM
AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP EAD, referente ao curso de graduação em Geografia, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.
SÃO PAULO
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVOS 05
2.1. OBJETIVO GERAL 05
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
3. DESENVOLVIMENTO 05
3.1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 05
3.2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 06
3.2.1 Ambientes e público-alvo 06
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 07
3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas 08
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma 13
4. AVALIAÇÃO 13
4.1 Produto final 13
4.2 Resultados esperados 13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
- INTRODUÇÃO.
Em 1972 na Suécia, por meio de uma conferência ambiental foi criado o conceito de sustentabilidade. Esse assunto passou a ser tratado por todos os quatro cantos do planeta. Percebeu-se que a exploração exacerbada e indevida dos recursos naturais inviabilizaria as vidas das futuras gerações.
No Brasil foram criadas leis e órgãos para que a preservação ao meio ambiente e a sustentabilidade ecológica fossem respeitadas. Contudo, não é apenas das questões ecológicas e ambientais que se trata a sustentabilidade. Ela está diretamente atrelada às preocupações sociais, uma economia equilibrada e mais justa. A sustentabilidade está baseada no tripé: Meio ambiente economia e sociedade.
Mesmo com todos os esforços das leis e das ONG´s no nosso país para tornar o ambiente mais sustentável, pouco se viu na prática. O país ainda explora desordenadamente nossos recursos e colocam em risco as populações próximas de onde se explora. Exemplos disso são: os plantios com agrotóxicos que não só comprometem os vegetais, afetando também os solos e as águas; a contaminação das águas pelas indústrias que lançam dejetos sem o devido tratamento; a extração de recursos minerais que colocam cidades inteiras em risco, como no caso da Samarco que fez extração de minérios de ferro e não se preocupou com o acumulo de resíduos, resultando no rompimento da barragem do Fundão, ocasionando a tragédia que assolou a cidade de Mariana em Minas Gerais.
Por isso é muito importante que os jovens tenham o conhecimento necessário para que haja mudança no quadro atual, os estudantes precisam aprimorar o desenvolvimento da conscientização ambiental e do pensamento crítico, para que possam alcançar comportamentos ecológicos coerentes e corretos.
A visão deste projeto dentro do Parque Ecológico Chico Mendes, tende articular alguns temas do currículo escolar com uma orientação multidisciplinar baseada em Geografia, Arte e Biologia. Serão inseridos no contexto os temas transversais sobre “ética”, “meio ambiente” e “consumo”. O projeto baseia-se uma forma de facilitar a compreensão do atual momento e de unir o conhecimento acadêmico ao conhecimento experimental. O objetivo também é possibilitar que os estudantes tornem-se protagonistas, que colaborem nas tomadas de decisões pessoais e coletivas, buscando, o respeito ao meio ambiente e uma sociedade mais justa e consciente.
2. OBJETIVOS.
2.1 Objetivos Gerais.
Proporcionar uma situação na qual o aluno compreenda a necessidade de preservar o meio ambiente, entendendo a história do ambiente que o cerca e interaja com a fauna e a flora.
2.2 Objetivos Específicos.
- Mostrar que atividades em ambientes não escolares podem proporcionar um conhecimento amplo;
- Entender os conceitos de preservação do meio ambiente;
- Relacionar-se com a fauna e a flora;
- Aprender a trabalhar em grupo e individualmente.
3. DESENVOLVIMENTO.
3.1 Revisão Bibliográfica.
...