Por uma outra globalização: de Milton Santos
Por: siria1981 • 30/4/2016 • Resenha • 478 Palavras (2 Páginas) • 1.199 Visualizações
Por uma outra globalização: do pensamento único á consciência universal. (10. Ed Rio de janeiro: Record, 2003. 174p).Do geógrafo Milton Santos, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência da Universidade de São Paulo e ganhador do Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud em 1994. Como consultor da ONU, OIT, OEA e UNESCO, trabalhou junto aos governos da Argélia e Guiné Bissau e junto ao Senado da Venezuela. Milton Santos é autor de mais de quarenta livros e teve cerca de 300 artigos publicados em revistas científicas, em português, francês, inglês e espanhol.
Nesta obra, Milton Santos fala sobre a produção no mundo capitalista como principal característica a globalização. O livro começa com uma visão pessimista mas finalizando que existe possibilidades positivas de superar pontos negativos .
O livro é formado por seis partes , sendo que as mesmas podem ser resumidas em 3:
- Fala que a globalização é uma fábula;
- Fala que ela é perversa;
- Fala como ela deveria ser para melhorar a vida das pessoas, como serviço da humanidade.
Na fábula, o autor crítica os meios de informação e que eles são ruins porque deixam as pessoas alienadas, achando que o mundo virtual e o real são os mesmos. O importante esse sentido seria ter e não ser , quando mais você tem mais será aceito na sociedade.
Na perversidade , o mundo com a globalização não é bom porque gera coisas negativas, as pessoas ficam mais egoístas , desumanas. Existe uma hegemonia que aumenta as relações de desigualdade entre os povos e a competição desigual, já que alguns possuem mais recursos que outros.
Na globalização como dever , já encontramos possíveis ajustes , a transição poderia ser possível se a noção do que ser um verdadeiro consumidor fosse colocado em prática. A valorização do ser humano é mais importante do que as coisas que ele possui, a disponibilidade dos recursos sendo utilizado de forma correta pelas políticas públicas fariam mudanças que seriam em benefício de todos e não só de alguns.
Para que tudo mudasse era preciso repensar o atual modelo global e fazer dos excluídos parte de um todo com valorização das pessoas e não das suas posses materiais.
Milton Santos consegue nesta obra explicar de maneira clara e instigante como é o modelo atual da globalização , é uma leitura importante porque gera a inquietação do que fazemos no nosso dia a dia , nós fazendo refletir se estamos ou não nos enganando. É um livro que pode despertar a consciência do capital( dinheiro). Pode ser lido não somente por estudantes mas por todos que se interessem em
melhorar visão com um todo ao seu redor.
[pic 1]
FACULDADE JK
UNIDADE GAMA –DF
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROFESSOR: JEFERSON
ALUNA: SÍRIA LÔBO
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO : DO PENSAMENTO ÚNICO Á CONSCIÊNCIA UNIVERSAL
GAMA DF-2016
...