Problema do Ensino de Geografia nas Séries Iniciais
Por: Deivid Passos • 11/12/2019 • Artigo • 3.261 Palavras (14 Páginas) • 263 Visualizações
PROBLEMA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SERIES INICIAIS
Lucas Leandro Silva dos Santos
Caio Lucas Sales Aracati
Deivid Silva dos Passos
Anderson Cristo
RESUMO
Este artigo trata sobre o ensino da geografia nas series iniciais. É tratado sobre as dificuldades que os pedagogos possuem ao passar um ensino eficaz da geografia, problema esse ocasionado devido a um déficit na formação profissional dos professores devido a serem superficiais, o que não oferece propriedade para que tal profissional consiga, de fato, levar o aluno ao entendimento da disciplina ministrada. Para isso é necessária a apropriação de categorias da geografia, como território, região, lugar e paisagem, dessa forma a soma de todos conseguem a explicação do espaço geográfico.
Palavras-chave: ensino, totalidade, espaço, pedagogo, aluno, categorias, geografia.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tratará sobre o ensino da geografia nas séries iniciais. A etimologia da palavra “ensino” vem do latim, que significa marcas ou sinais, enfatizando a importância do professor. O objetivo principal é evidenciar o problema no ensino da geografia no ensino fundamental, trazendo à tona problemas como o método no qual os professores estão passando o conhecimento, as formas mecânicas e lecionando com leituras didáticas quase totais evidenciam a formação crítica do educando. O objetivo geral é destacar o pedagogo a ser totalmente superficial sobre a Geografia, não proporcionando ao profissional fundamentação e capacidade de descrever e debater situações vivenciadas no dia-a-dia, o que faz com que ele percebesse que a matéria lecionada é diferente aos seus olhos. Uma hipótese levantada é o déficit na formação do profissional.
O objetivo especifico é após o problema, vindo a tona, é mostrar que o problema pode ser solucionado com uma fundamentação eficaz da geografia, na formação dos pedagogos, incorporando no seu aprendizado da geografia categórica próprias da disciplina como lugar , região, território etc. Dessa forma o aluno é livrado a interpretar o espaço geográfico como um todo, e não fragmentado .Quando se trata de ensino, vem sobre esse debate, várias vertentes positivas e negativas . entretanto , mas pertencente somente a uma delas, totalmente especifica, voltada para o ensino da geografia nas series iniciais . Como a geografia tem sido passada para alunos ,que na sua maioria, tem uma avalanche de informações no seu dia-a-dia, tomadas por conhecimentos ou ideias, até um tanto prematuras, o desafio do professor a lecionar uma matéria com clareza ,e capaz de abrir os olhos dessas crianças para que consigam de fato ver no seu ambiente de vida tudo o que está sendo ensinado , por consequência , conseguir perceber o seu espaço geográfico, interno especifico( família, comunidade, igreja etc.) como o espaço mais amplo (nação, continente, mundo) e todas as suas especificidades.
A etimologia da palavra ensino do latim “intdignare” e significa por “marcas” ou “sinais”, indicar e mostrar. O ensino é um meio pelo qual a raça humana usa para transmitir conhecimentos específicos. No entanto hoje o ensino e o ensinar se dão de maneira legal e garantida pelo Estado, imposto pela lei LDB 9394|96 que afirma por meio da Constituição Federal que a educação deve ser garantida, e está acessível a todos. E é dever da união, em parceira com o Estado e o Distrito Federal e os municípios, a garantia desses direito, ofertando educação de qualidade.
É notório o papel relevante que a união tem quando se trata sobre educação , porem para que a educação de fato seja eficaz , é necessário um ensino de qualidade portanto é necessário um compromisso sério com a educação e o ensinar, nota-se um certo descaso metodológico com o ensinar da geografia no ensino fundamental como relatar Staforini apud Gebrn (1990, 1996)
“ ao trabalhar com os professores em sala deu aula, identificou que esses partem sempre da leitura de um texto didática, sendo raras as aulas que se iniciam com a leitura de um jornal ou revista. Quando fazem uso da realidade do aluno limitando-se o descreve-la . percebo também a incoerência no modo de ensinar com movimento de viver em sociedade, incoerência esta apresentado pelo fato dos professores ensinarem conteúdo pretensamente neutros que acabam mascarando a realidade . deixam de lado a ligação com a vida ,e como se nos momentos excito em que os planos tivessem contato com a mesma não tiveram vivendo situações que estes mesmos conteúdos pudessem explicar , fazer compreender ou transformar.” Staforini apud Gerbn ( pag.49)
No entanto se forma claro e evidente o problema metodológica o ensino dos alunos. Dessa forma e desprezado a capacidade de o aluno enquanto criança já começar a se formar critico , inspirando o aluno de refletir e julgar situações do seu cotidiano.
2. PROBLEMA NO ENSINO
Uma dificuldade encontrada para o ensino da geografia nas series iniciais está relacionada a formação da pedagogo já que estes são os responsáveis pelo ensino dessa disciplina no fundamental I . O pedagogo, pelo fato de ministrar diversas disciplinas acaba por tornar a sua aula superficial e linear como afirma Lemes, Lopes (2015) Apud Braga (2017, p.140) os cursos de pedagogia apresentam certos déficits, ao não abordarem duas dimensões importantes da formação do professor de geografia, e são o “ o que” e “como” ensinar geografia, assim a formação do aluno, formasse comprometida e faz com que a percepção do mundo da criança, pois a geografia ;além de tudo, para a formação de um cidadão crítico. Para Lemes, Lopes (2015)
“Quando o ensino nas series iniciais apresenta uma distância muito grande entre o que é e o que deveria ser ,os alunos acabam apresentando várias dificuldades como desinteresse pela disciplina e aversão pelos conteúdos geográficos o que acaba afetando a sua vivencia , pois a geografia está em tudo e em todos os lugares.” Lemes,lopes (2015)
Assim tornando as aulas meramente mecânicas, o que dificulta ou inibe o aluno de perceber o espaço em que vive e compreende-lo como uma totalidade oque é de suma importância como afirma Staforini (2000, P. 52) ,“ o ensino de geografia seja ele em qualquer nível for, deve buscar a totalidade “. Que vai de contra com a real intenção de que o ensino seja de fato ,esteja, como diz Schram, carvalho :O pensar educação em Paulo Freire.
“queremos uma escola capaz de trabalhar um currículo
...