Proposta Didática de Utilização de Anaglifos no Ensino de Geografia
Por: Carolinemaattos • 6/7/2016 • Artigo • 1.539 Palavras (7 Páginas) • 457 Visualizações
Proposta didática de utilização de anaglifos no ensino de geografia
Rafaela Mattos Costa
Thaise Jesus Câmara
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Instituto de Geociências
Departamento de Geodésia
Porto Alegre
2015
Resumo
O ensino de Geografia proporciona aos alunos a possibilidade de compreenderem sua própria posição no conjunto de interações entre sociedade e natureza. A fotogrametria possibilita a obtenção de informações dos objetos físicos e do meio, através de processos de registro, medição e interpretação das imagens fotográficas. A fotointerpretação é a técnica responsável pela análise destas imagens e tem como finalidade a identificação e a classificação dos elementos naturais e artificiais. Um dos recursos mais utilizados na fotointerpretação é a estereoscopia que consiste na visualização em três dimensões das fotografias através de um par estereoscópico. O objetivo deste artigo é propor uma atividade na qual os estudantes observariam um meio urbano e um meio rural através da fotointerpretação de fotografias dos mesmos, utilizando-se do método do anaglifo. Inicialmente, as teorias de fotogrametria devem ser apresentadas aos estudantes para que haja a compreensão de todas as etapas práticas da atividade, entre as quais está a montagem dos óculos, a captura das fotografias, a criação do anaglifo e a observação dos elementos das zonas urbana e rural. Espera-se que os alunos reconheçam os elementos geográficos dessas áreas ao aplicar as técnicas de fotogrametria. Além disso, presume-se que os alunos reconheçam a importância desta forma científica, artística e tecnológica de obtenção de informações espaciais e percebam que o mesmo pode ser aplicado em diversas situações.
Palavras-chave: Fotogrametria, anaglifo, ensino, geografia.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) a Geografia “proporciona aos alunos a possibilidade de compreenderem sua própria posição no conjunto de interações entre sociedade e natureza”. A proposta didática apresentada tem como objetivo proporcionar aos estudantes a observação de um meio urbano e de um meio rural utilizando ferramentas da Fotogrametria.
A Fotogrametria caracteriza-se pela obtenção de informações de objetos físicos e do meio, através de processos de registro, medição e interpretação das imagens fotográficas. A técnica responsável pela análise das imagens fotográficas é a fotointerpretação que tem por finalidade identificar e classificar os elementos naturais e artificiais e determinar o seu significado.
Um dos recursos mais utilizados na fotointerpretação é a estereoscopia que consiste em reproduzir artificialmente a visão binocular natural. É a observação em terceira dimensão de objetos fotografados em ângulos distintos (visto de centros perspectivos diferentes), por intermédio de instrumentos óticos dotados de lentes especiais. Há três métodos principais de visualização em estereoscopia: anaglífico, polaroide e estereograma.
O objetivo deste artigo será propor uma atividade didática de aplicação do método de visualização anaglífica no ensino de geografia, através da confecção dos óculos anaglifo, da captura das fotografias, da criação do anaglifo e, finalmente, análise das áreas fotografadas.
Inicialmente, serão propostas as etapas da metodologia de trabalho, Em seguida uma sugestão de aplicação da presente proposta didática na cidade de Porto Alegre. Por fim, os resultados esperados.
2 METODOLOGIA DE TRABALHO
O presente artigo terá como objetivo propor uma atividade pedagógica na qual os estudantes dos anos finais do ensino fundamental capturariam imagens de um meio urbano e de um meio rural, criariam anaglífos com elas e, posteriormente, observariam os elementos de cada meio. Para realizar esse trabalho os alunos devem ter conhecimento dos conceitos básicos de sensoriamento remoto, o que é, quais são seus métodos, etc. Eles serão úteis para que todas as etapas do trabalho não sejam meras etapas, mas etapas dotadas de significados. Todas as fases da atividade deverão ser realizadas em sala de aula, exceto a de captura das fotografias.
2.1 LOGÍSTICA
Inicialmente os alunos serão divididos em grupos de cinco a sete pessoas. A proposta é que a áreas capturadas e observadas pelos alunos sejam áreas abrangentes, para que eles possam observar mais de um elemento, sendo necessário levá-los em um local suficientemente alto, como um morro ou um prédio.
2.2 MONTAGEM DOS ÓCULOS ANAGLIFO
Para a visualização e a observação do anaglifo deve-se usar os óculos específicos para este fim. Seus materiais são de baixo custo e sua confecção é simples. Será necessário: modelo do óculo (disponível na internet) em folha A4, papelão, tesoura, cola, papel celofane azul e papel celofane vermelho. Primeiramente, os alunos deverão recortar o modelo dos óculos. Na sequencia deverão recortar papel celofane das cores azul e vermelho e colá-los nos espaços reservados para as lentes no modelo dos óculos. O papel vermelho deverá ir na esquerda e o azul na direita. Para finalizar, os alunos deverão colar o papelão para que os óculos fiquem mais resistentes.
2.3 CAPTURA DAS FOTOGRAFIAS
Os alunos deverão capturar a primeira fotografia, deslocar-se e capturar a segunda, em rápida sucessão e sobre uma mesma linha de base. As câmeras devem estar inclinadas para melhor visualização da área.
2.4 MONTAGEM DO ANAGLIFO
O aplicativo a ser utilizado para a criação do anaglifo é o Stereo Photo Maker por ser gratuito, fácil de manipular e de fácil aquisição (basta baixá-lo pela internet: http://stereo.jpn.org/eng/stphmkr/). Espera-se que o anaglifo criado fique como os das figuras (Figura 1 e Figura 2) abaixo:
[pic 1]
Figura 1 Anaglifo da Cidade de Las Vegas, Estados Unidos (zona urbana).
[pic 2]
Figura 2 Anaglifo da Cidade de Freyburg, Alemanha (zona rural).
2.5 OBSERVAÇÃO DO ANAGLIFO
Após a criação do anaglifo os estudantes deverão observar e discutir as diferenças nos elementos que compõe a zona rural e a zona urbana, como as das moradias e da malha viária. Além disso, deverão destacar elementos que existem em uma zona e não existe na outra, como as plantações das áreas rurais e os viadutos das áreas urbanas.
...