RESENHA - Uso de rochas na engenharia
Por: lolly • 17/12/2016 • Resenha • 652 Palavras (3 Páginas) • 579 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Arthur Medeiros Rocha
Caroline Fernandes Lima
Núbia Santos Oliveira
Uso de rochas na engenharia
Teófilo Otoni
2016
Uso de rochas na engenharia
Rochas são agregados compostos por apenas um ou vários minerais sólidos, que costumam ser analisadas e classificadas segundo sua origem genética. Na atualidade as rochas são utilizadas na construção civil de diversas maneiras e utilidades construtivas.
As rochas são classificadas geneticamente da seguinte forma: ígneas ou magmáticas; sedimentares e metamórficas. As ígneas e as metamórficas são encontradas mais abundantemente na crosta terrestre que as sedimentares, pois as sedimentares são formadas apenas na superfície da crosta, enquanto as ígneas e metamórficas são formadas internamente ou externamente.
Segundo Hagemann (2012), além da própria composição mineralógica das rochas, deve-se levar em conta a textura, estrutura, resistência mecânica, durabilidade, trabalhabilidade e estética. Desta maneira, as rochas mais utilizadas como material de construção são: granito; basalto; diorito; arenito; calcário e dolomitos; ardósia; quartzito; mármore.
O granito é uma rocha ígnea, classificada como plutônica, formada basicamente por quartzo, feldspatos e minerais ferro-magnesianos. Suas cores podem variar do cinza ao rosa/avermelhada. São rochas que apresentam homogeneidade, alta resistência à compressão, baixa porosidade e isotropia, e são utilizadas na engenharia em fundações, calçamentos, paredes, agregados para concreto, ornamentação de pisos, muros e acabamentos (Hagemann, 2012).
O Diorito é outro exemplo de rocha ígnea que foi classificada como plutônica, muito semelhante ao granito por apresentar a mesma composição, mesmas cores e mesmas características. Suas utilidades na engenharia são as mesmas do granito, além de ser usado também em arte mortuária. (Hagemann, 2012).
O basalto é uma rocha também considerada ígnea e classificada como vulcânica. É composta por feldspato, e suas cores variam do cinza-escuro ao preto, com tonalidades avermelhadas/amarronzadas. Suas principais características são a alta resistência e sua dureza. Na engenharia é utilizado principalmente como pedra britada, agregados asfálticos, ornamentação e pedras de calçamento. (Hagemann, 2012).
O calcário e dolomito são rochas sedimentares classificadas como rochas químicas, que são constituídas por material carbonato. Apresentam cores que variam de transparentes a coloridas, dependendo das impurezas. A solubilidade e a composição química importante são suas principais características. É aplicado como adubo químico, brita, matéria prima para a indústria cimenteira, de cal, vidreira, corretor de solo, siderúrgica e agregado para concreto (Hagemann, 2012).
O arenito também é uma rocha sedimentar classificada como clástica, formada por grãos de sílica ou quartzo. Possuem cores que podem variar do branco ao rosa/avermelhado. É caracterizada pela sua razoável dureza e é aplicado em revestimentos de pisos e paredes (Hagemann, 2012).
...