Redação Sobre Desastres Naturais
Por: tainarapreis • 12/4/2023 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
Desastres ambientais
A sucessão de tragédias ambientais preocupa a população brasileira, principalmente quem vive de perto essas realidades. A pluralidade de consequências, além de morais, causa grandes impactos no ecossistema da região afetada. Podem ocorrer por fatores naturais ou influenciadas pela ação humana, na qual geralmente é motivo de ganancia e enriquecimento pessoal e social, já que em pleno século XXI o capital está a cima de qualquer preocupação com a vida.
As corporações investem altos valores em construções no espaço geográfico, para explorar, além do necessário, recursos que a natureza proporciona, que eram abundantes e hoje são escassos, tudo pelo desenvolvimento e consumismo para beneficio próprio. Já dizia Zigmunt Bauman, em Modernidade Líquida, “vivemos em tempos líquidos, nada é feito para durar”. Muito do que se compra em pouco tempo é substituído, porém barragens ou grandes construções não podem ser descartadas, e por falta de manutenções causam desastres ambientais.
Os rompimentos da barragem de Mariana, em 2015, e da barragem em Brumadinho, em janeiro deste ano, afetou drasticamente a população destas cidades, com mortes e moradias destruídas e, diversos prejuízos ambientais, fatos que reforçaram para todo o país o quanto os principais responsáveis não se preocupam com a existência do local. O paradoxo entre modernização e exterminação esclarece um replanejamento necessário entre o ser humano e a vida.
Portanto, é visível que os desastres ambientais são uma das maiores preocupações no Brasil, é necessário haver uma mudança nesse senário. A humanidade precisa honrar a sua natureza. Muitos dos acidentes podem ser evitados com medidas mais rígidas e fiscalizações mais eficientes, multas mais severas para empresas que não cumprem com as limitações e matérias que mostram de forma clara as consequências da grande corrida para o lucro. O ser humano se considera tão inteligente, mas não aprendeu a respeitar o ecossistema do seu próprio país, está mais do que na hora disso acontecer, antes que seja tarde demais.
...