TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação de cultura com modernidade da civilização japonesa

Por:   •  11/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Civilização Japonesa(Japão)

Para alguns japoneses a disciplina e rigidez são grandemente admiráveis. Alguns de seus costumes, a primeira vista, são estranhados por nós brasileiros que não somos acostumados a ver ou praticar em nosso cotidiano.

É bastante comum vermos em filmes, cenas em que os orientais tiram os sapatos ao entrar em residências, sejam próprias ou de outras pessoas. É uma questão de costume, educação e higiene. Outro fato que também é de se admirar, é que nos estágios após uma partida de futebol, os torcedores limpam todo lixo jogado ali. Fato esse que deixou os brasileiros de “boca aberta” na copa de 2014, quando os japoneses realizarão a pratica desse  costume.

 Muito da educação e inteligência do japonês pode ser explicado se olharmos para a história de um povo que soube se reinventar diversas vezes, mas que sempre soube respeitar os mais velhos e valorizar o que é novidade.

Os templos milenares e novos aparelhos celulares e computadores parecem conviver em perfeita harmonia na terra do sol nascente. Aliás, equilíbrio é o termo ideal para entendermos como as famílias do Japão levam o dia a dia. Saber aceitar e compreender o que pode ser útil na sociedade, não necessariamente consiste em deixar tradições e costumes de lado.

Abaixo vamos mostrar para vocês uma lista de alguns costumes japoneses e a explicação do por que do uso.

  1. Usar mascara hospitalar

Aqui no Brasil, é comum andarmos nas ruas e ver pessoas resfriadas, que por sua vez, espiram e não estão nem ai por isso. Com os japoneses é diferente. Durante o ano todo é comum ver pessoas usando mascara hospitalar durante o dia, ao sair pra qualquer lugar que sejam, possam eles estar resfriados, virose ou por alergia. Muitos estranham esse ato, mas ele pode ajudar muito a não contaminação de pessoas próximas.

  1. Faxina na escola

Lá na terra do sol nascente, as crianças aprendem, desde pequenas, a limpar o banheiro. A faxina é feita diariamente pelos alunos como grade curricular do colégio. A partir dos seis anos de idade, os alunos limpam tudo o que sujam.

  1. Nos restaurantes, normalmente quem paga são as mulheres.

Os japoneses vão com muita frequência aos restaurantes, e na maior parte das famílias quem paga a conta são as mulheres. Mas não seria o homem a pagar a conta? Não, os japoneses por sua vez, trabalham e deixam as financias na mão de suas esposas, que normalmente gerenciam a economia da casa.

As tradições japonesas parecem resistir ao tempo, e continuam atraindo os jovens a manter costumes como o Taiko. É impossível assistir a uma apresentação e não ficar admirado pelo espetáculo de sons que os tradicionais tambores proporcionam. Para se ter uma ideia do valor histórico do Taiko, ele está presente na cultura japonesa há mais de 1500 anos e continua sendo peça fundamental em festividades do país.

Um grande expoente cultura japonês é o kimono (palavra japonesa para “coisa de vestir”). Herança da época em que o Japão recebia muita influência da China, os primeiros kimonos datam do século IV e eram mais rebuscados do que os genuinamente japoneses e que vieram na era Heian (794-1185), tornando-se então trajes habituais. Hoje, são utilizados apenas em ocasiões especiais, como em casamentos temáticos e apresentações culturais.

Falando em apresentações culturais, no Japão elas são muito incentivadas junto aos jovens. Entre os festivais mais populares, destaque para o O-shogatsu (Ano novo), em que as famílias se reúnem na casa dos avós e comem macarrão, uma representatividade para vida longa. Logo após a meia-noite, é comum encontrar japoneses se dirigindo para templos e santuários, no intuito de pedir boa sorte para o ano que começa.

Outro festival típico do Japão é o O-bom, celebrado em agosto, em memória aos mortos.  Nesta época, várias apresentações de danças e shows de fogos de artifício ocorrem no país. Ainda há datas especiais para crianças, como o  Hinamatsuri (para meninas) e Kodomo-no-hi (para meninos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com