Relatorio a lagoa azul
Por: Uilson Senete • 2/5/2017 • Relatório de pesquisa • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 518 Visualizações
Índice[pic 1]
Introdução 4
Objectivos 5
Metodologia 5
Técnicas de recolha de dados 5
Situação geográfica da zona abrangida pela excursão (Lagoa Azul) - Dugudiua 6
Localização geográfica 6
Historial 6
Descrição e caracterização dos aspectos naturais 7
Clima 7
Relevo 7
Vegetação e fauna 7
Solos 7
Hidrografia 8
Descrição dos aspectos sócio económicos 8
Pescas 8
Pecuária 8
Agricultura 9
Principais biotas marinhos da Lagoa Azul 9
Crustáceos 9
Peixes 9
Saneamento do meio 10
Erosão Costeira 10
Desmatamento de florestas 11
Condições inadequadas para a conservação de pescado 11
Proposta para a solução dos problemas ambientais 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
Anexos …………………………………………………………………………………14
Introdução
Este relatório resulta de uma excursão geográfica efectuada no dia 02 de Abril de 2017, Curso de Geografia turma do 2° ano.
A excursão tinha como principal tarefa a observação directa dos fenómenos físicos naturais, socioeconómicos e ambientais ao longo do seu percurso, e teve o seu epicentro na Lagoa Azul, povoado de Dugudiua. A turma estava acompanhada pelo respectivo docente da cadeira mais dois docentes de outras cadeiras. A visita do campo teve como objectivo: dotar a estes, conhecimentos práticos entre os factores, processos e formas resultantes dos vários sistemas Geomorfológico, Pedogeográfico na zona percorrida pela excursão e a sua interacção na interdisciplinaridade.
Além disso, dar a conhecer aos estudantes os problemas ambientais resultantes da actividade natural e humana e proporcionar estratégias da sua resolução. Buscou se avaliar o grau de instabilidade ambiental e entender quais seriam os processos naturais e humanos responsáveis pela dinâmica ambiental na Lagoa Azul. Entre os problemas encontrados, destacam-se a erosão costeira e o avanço do nível médio mar, em virtude da intensa transformação na paisagem local promovidas pelo processo de uso e ocupação.
Paralelamente a isso a maioria moradores vislumbra a floresta como apenas um grande potencial para o negócio, a construção das habitações e a queima de carvão devidos as suas características de relevo, clima e recursos hídricos.
Este relatório vai comportar a seguinte estrutura:
- Situação geográfica da Lagoa Azula;
- Historial da zona abrangida pela excursão;
- Descrição e caracterização dos aspectos naturais;
- Descrição dos problemas ambientais observados durante a excursão geográfica;
- Conclusão; Bibliografia e Anexos.
Objectivos
Geral
- Conhecer os problemas ambientais que afectam a Lagoa Azul na Localidade de Dugudiua.
Especifico
- Identificar os problemas ambientais da Lagoa Azul;
- Descrever os problemas ambientais da Lagoa em referência;
- Propor medidas com vista a minimização dos problemas ambientais.
Metodologia
Portanto, a metodologia de pesquisa entende-se como um conjunto detalhado e sequenciado de métodos e técnicas científicas a serem desenvolvidas ao longo da pesquisa, com vista a atingir os objectivos propostos ou definidos, neste sentido as metodologias de pesquisa que serão utilizada são: Empírico, Teórico, Cartográfico e Estatístico
Técnicas de recolha de dados
Constituirão técnicas de recolha de dados para a presente pesquisa as seguintes: observação directa e indirecta, e entrevista.
Observação
Segundo GIL (1995:105) “observação é uma técnica que se realiza quando se utilizam os sentido na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade”.
Neste trabalho, usou se a observação para verificar os problemas ambientais, suas causas e impactos a nivel da Lagoa Azul.
Entrevista
“ A entrevista é uma outra técnica de recolha de dados, atraves do dialogo face à face” (ibdem:96).
A entrevista padronizada será feita a alguns residentes mais velhos com mais de 10 anos morando naquele povoado, para colher informações sobre possiveis causas que podem estar por de trás deste mal.
Situação geográfica da zona abrangida pela excursão (Lagoa Azul) - Dugudiua
Localização geográfica
A Lagoa Azul localiza-se na Localidade de Dugudiua distrito de Nicoadala Província da Zambézia a sensivelmente 45km da cidade de Quelimane e faz limites com:
A Norte Rio Namacurra;
Ao Sul povoado de Nantuto;
A Este a estrada nacional N1;
Ao Oeste rio Nantete.
Esta lagoa ocupa uma superfície de cerca de 24ha conforme a informação do senhor José (guarda da lagoa).
Historial
Segundo o senhor João Namitambo (2017cp) 1, a Lagoa Azul é uma lagoa natural e que esta surge há muitos anos atrás.
Durante o período colonial esta lagoa ostentava o nome de Muribe. Volvidos alguns anos iniciou-se a exploração deste recurso natural pelos portugueses que veio a terminar com a sua retirada após a independência nacional. Desde esse período até então esta lagoa encontra-se quase abandonada, necessitando de investimento para que volte a ser um centro de atracção turística como foi no passado. O nome Lagoa Azul foi da autoria de um branco de nome Aurélio, este nome surge devido a coloração das águas, isto porque o fito plâncton lá existente aliado a incidência da radiação solar naquele recurso da uma coloração azul da água. Esta Lagoa é alimentado por dois rios, Namacurra e Eritere podendo, também, receber água de precipitação, isto faz com que nos tempos chuvosos o volume de água aumente nesta lagoa e nos meses de Agosto e Setembro o volume de água diminui quanto a salinidade a água é doce, a lagoa tem a profundidade de 11 a 12 m e nunca seca conforme as explicações do Sr. Namitanbo (guarda).
...