Relatório Do Trabalho De Campo Realizado Na Cidade Montes Claros
Por: anaclara_med • 26/3/2023 • Trabalho acadêmico • 593 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO REALIZADO NA CIDADE MONTES CLAROS NO DIA 08/12
Acadêmicos: Ana Clara Medeiros de Souza e João Gabriel Ruas
No dia 08/12, a turma do 4° Período Geografia bacharelado, acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, acompanhados dos Professores Vivian Hermano e João Paulo Sena, participaram de uma atividade em campo que se realizou na cidade de Montes Claros em dois pontos específicos: na área central da cidade, no bairro Morrinhos e no Parque Estadual da Lapa Grande.
No primeiro momento, os participantes se encontraram na universidade e, partindo dela, se dirigiram para o bairro Morrinhos. Neste ponto, discutiu-se acerca da formação socioeconômica da cidade em questão, abordando pontos quanto a sua historicidade através de pautas como expansão,característica de seus avanços, as verticalidades presentes nas demais estruturas na cidade, a categorização enquanto um cidade polo regional. Observou-se também, que neste ponto é possível ter uma visão panorâmica em uma quase totalidade, o que facilitou a aplicação das análises realizadas neste primeiro ponto do roteiro.
Partindo do Bairro Morrinhos, a turma dirigiu-se para o Parque Estadual da Lapa Grande. Neste ponto, durante o percurso de entrada do parque, fora explicado a relevância hídrica dos cursos fluviais que perpassam pelo rio para o abastecimento da cidade, representando quase 30% do total de abastecimento da cidade de Montes Claros e adjacências, uma vez que o parque possui uma estação da Copasa, empresa responsável pelo tratamento e saneamento básico do Município.
Neste trajeto, fora apontado as demais características geomorfológicas da região e exemplificadas nos componentes da paisagem vistos no Parque. O Parque Estadual da Lapa Grande, é uma unidade de conservação integral, desde 2006, com o objetivo de proteger o complexo de grutas e abrigos “ Lapa Grande”, os principais mananciais de fornecimento de água para as comunidades de Montes Claros e municípios vizinhos, bem como flora e faunas locais.
Por se tratar de um ambiente cárstico, que se define pela predominância de rochas calcárias atreladas ao processo de dissolução que condiciona o aparecimento de formas de relevo, neste parte do percurso dialogou-se acerca dos relevos cársticos presentes no PELG, tal como as grutas e cavernas existes neste ambiente, servindo de visualização para o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.
Realizou-se duas trilhas, a primeira “Lapa Grande”, direcionava-se para uma gruta que leva o mesmo nome. Nesta gruta foi possível avaliar o processo de calcificação e formação de cortinas e espeleotemas, tratou-se também acerca da fauna que vive neste ambientes como morcegos, insetos, aves, dentre outros.
Dando prosseguimento, partimos à um segundo ponto, “trilha do Boqueirão”, uma segunda gruta com presença de ressurgência do curso d’água. Novamente visualizou-se formações de espeleotemas e demais caracterizações de cavernas. Após, retornou-se a sede pela trilha do “Jequitibá”, acompanhando a mata ciliar do rio Lapa Grande e a diversidade da flora presente no parque
Durante os percursos, salientou-se acerca da formação histórica da região, com a passagem dos tropeiros e também sobre as pinturas rupestres que provam a existência de humanos de até 12 mil anos atrás. Por fim, após um lanche coletivo, os presentes retornaram a universidade, finalizando a atividade em campo.
...