Resenha O Que é Cidade
Artigos Científicos: Resenha O Que é Cidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vagnermacedo • 27/9/2013 • 467 Palavras (2 Páginas) • 3.868 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
1º PERÍODO - NOITE
DISCIPLINA: ESTUDO SÓCIO ECONÔMICO AMBIENTAL
PROFESSOR: THIAGO
RESENHA DO LIVRO “O QUE É CIDADE”
VAGNER LARA MACEDO
RA: 7478685417
NITERÓI
2013
Resenha sobre o Livro “O que é a cidade de Raquel Rolnik, Editora Brasiliense.”
É uma obra que trata do nascimento das cidades e suas mutações ao longo do períodos da história.
De uma forma critica, e com uma linguagem bem atual, a autora mostra o porquê e como ocorreram estas mudanças.
Ela busca as bases primordiais ao surgimento destas cidades, a construção de reinos e suas muralhas para delinear e dividir as classes, ao exemplo do enorme império romano e suas características de organização e centralização, e planejamento das cidades. A criação dos mercados atraindo pessoas para seu entorno.
Transformando a terra em moeda, comercializando-a, criando classes (burgueses com grandes áreas, e trabalhadores dividindo pequenas porções de terras).
E como elas se estruturaram, criando um forte intercambio com o campo (peça fundamental para urbanização, da onde vem a matéria prima) a necessidade de estocar grandes quantidades de alimentos. O crescimento da industrialização tornado o trabalho que antes era feito pelos artesãos e era passado de geração em geração, pode ser dividido e produzido em massa sem necessidade de que todos saibam tudo, mais saibam somente o necessário para realizar aquela etapa especifica, criando assim as linhas de produção.
A revolução industrial e desejo de uma nova vida nos grandes centros provocou um grande deslocamento do homem do campo para a cidade. Necessitando assim ter o controle destas cidades em plena expansão, nascendo a politica urbana (cidade escrita) com regras sinais a serem obedecidos por todos.
Mostra a divisão das classes, como mesmo nas cidades onde todos vivem, pode haver muros invisíveis (bairros de classes nobre e classe trabalhadora). A hierarquia dentro das industrias e comércio.
A centralização descentralizada, onde antes quem detinha o poder centralizava tudo ao seu redor, hoje pode concentrar através da tecnologia inúmeros setores mesmos que distantes fisicamente.
A visão da autora compartilhada com a minha, mostra de uma forma resumida como a cidade foi e é elaborada para favorecer aos detentores do poder, a politica voltada a favorecer certas classes.
O poder publico ausente em determinadas regiões e totalmente atuante em outras.
E como tudo isso influenciou e influencia
...