Rio São Francisco
Por: Fulvio Passos • 11/10/2016 • Dissertação • 471 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Rio São Francisco
Também conhecido popularmente com “Velho Chico” possui sua nascente na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.
Possui cerca de 2800km de extensão e escoa no sentido Norte-Sul. O que leva a comparação com o Rio Nilo, na África. Entretanto o Rio São Francisco é um rio totalmente brasileiro abrangendo 5 estados.
A Bacia Hidrográfica do São Francisco é de formação Urucuia, constituída por arenito que predominam nas cores cinza, róseo e vermelho. Possui uma camada fina de cimento argiloso o que indica uma alternância de períodos climativos o que influenciou sobre a deposição de arenito.
A bacia do São Francisco é tipicamente de Planalto onde se destacam por três aspectos: Plataforma aplainada, baixadas e Encosta de Planalto. O relevo é variável com ocorrência de escarpas íngremes, áreas suavemente onduladas, onduladas e fortemente onduladas, com altitudes de 500 a 700 m. Seu canal principal é retilíneos com baixa sinuosidade, isso ocorre devido ao relevo com declividade acentuada, suas águas escoam com velocidade e possui grande capacidade erosiva.
A Bacia Sanfranciscana é de formação recente, pelos estudos analisados, formou-se na Era Mesozóica e possui cobertura sedimentar e escoou por plataformas e escudos Pré-Cambrianos onde ocorreu um intenso processo de sedimentação o que originou as planícies.
A área Pré-Cambriana da Bacia do rio São Francisco é coberta por rochas sedimentares sem muitas modificações (metamorfismo) e pouco dobradas na qual boa parte é de calcário.
De acordo com esses estudos existe uma suspeita de que um grande ciclo orogenético em média à 2 bilhões de anos tenha perturbado as rochas mais antigas da faixa pré-cambriana da região do rio São Francisco.
A drenagem que predomina no Velho Chico, assim como na maioria dos rios brasileiros é a exorréica, isto é, os rios correm em direção ao mar. A bacia do São Francisco possui uma área de drenagem de 639,219km2, representando 7,5% do território brasileiro. O condicionamento da drenagem é consequente, visto que à genética, proposta por Horton (1945) (apud GUERRA; SANDRA, 2001. p.224.) temos: Rios consequentes - considera-se a inclinação do terreno, onde de modo geral, coincide com o mergulho das camadas geológicas que origina cursos retilíneos;
Para melhor estudo, devido a sua extensão e aos diferentes ambientes percorridos a bacia do São Francisco foi dividida em 4 unidade fisiográficas: Alto São Francisco, Médio São Francisco, Submédio São Francisco e Baixo São Francisco.
A bacia do São Francisco possui 36 afluentes, destes apenas 19 são perenes. A área de drenagem dos afluentes não está situada no Polígono da Seca, o que potencializa a quantidade de água no leito. O rio São Francisco é perene, alimentado por escoamento subsuperficiais, o que proporciona uma alimentação contínua.
Referência:
GUERRA, Antônia José Teixeira; Cunha Sandra Batista da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 4ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. pp. 223-224-225.
...